quinta-feira, 25 de março de 2021

‘Dizer que o tratamento precoce não tem efeito é mentira’, afirma presidente do CFM

Mauro Ribeiro defende a autonomia dos médicos e critica a politização do surto de coronavírus

Cristyan Costa

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Ribeiro [foto], disse que não é verdade a afirmação segundo a qual o tratamento precoce contra a covid-19 é ineficaz. “Infelizmente, certos assuntos foram proibidos. Essa história de que está estabelecido na literatura que o tratamento precoce não tem efeito na fase inicial é mentira”, declarou, em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, nesta quinta-feira, 25. “Há trabalhos que mostram os benefícios [da terapêutica] na fase inicial, e outros, não. Essa é a realidade. Temos a relação dos trabalhos”, acrescentou o especialista.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Segundo Ribeiro, há muitas dúvidas sobre a covid-19 — incluindo acerca do lockdown —, o que é natural ao se falar de ciência. O especialista criticou, ainda, o documento da Associação Médica Brasileira contra a utilização de remédios no enfrentamento ao coronavírus. “Quem tem atribuição legal de modo a definir o que pode ou não ser utilizado é o CFM”, disparou.

Em meio às incertezas, Ribeiro defende a autonomia dos profissionais de saúde: “Qual foi a nossa postura sobre o tratamento precoce? Deixar o médico definir o que é melhor para o paciente dele”.

“O CFM não incentiva o tratamento precoce ou o condena, tampouco bane”, afirmou. “Falar que a hidroxicloroquina e a ivermectina matam é falácia. Quem quer fazer o tratamento precoce, que faça. Quem não quiser, não faça”, observou.

Título e Texto: Cristyan Costa, revista Oeste, 25-3-2021, 10h20

Relacionados: 
Ciência ou ideologia? Esquerda politiza pandemia ao extremo 
PT e Psol vão à Justiça contra o tratamento precoce em Sorocaba 
Podemos falar de tratamento precoce? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-