terça-feira, 21 de dezembro de 2021

O Inverno chega hoje — e vem com chuva e trovoada

O inverno começa às 15h59 desta terça-feira (hora de Lisboa) com chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, e com temperaturas máximas a variar entre os 10 e os 20 graus Celsius, segundo o IPMA.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o solstício de inverno ocorrerá esta terça-feira às 15h59, marcando o início da estação no hemisfério norte.

O inverno prolonga-se por 89 dias, até ao próximo Equinócio, em 20 de março de 2022.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes e possibilidade de ocorrência de trovoada na região Sul.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até sessenta quilômetros por hora até ao meio da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante sul, com rajadas até setenta quilômetros por hora.

Está ainda prevista uma subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão variar na terça-feira entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (em Aveiro) e as máximas entre os 10 (na Guarda) e os 20 (em Setúbal, Santarém, Porto e Braga).

Sete distritos do continente, Madeira e Açores sob aviso amarelo

Sete distritos do continente, o arquipélago da Madeira e o grupo Oriental dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, segundo o IPMA.

Os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 12h e as 21h de hoje.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 9h de hoje.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também sob aviso amarelo a costa sul da Madeira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com quatro metros, até às 21h de hoje.

Nos Açores, o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) vai estar sob aviso amarelo devido à precipitação entre as 21h de hoje e as 5h de quarta-feira.

O IPMA emitiu também um aviso laranja para os grupos Central (São Jorge, Graciosa, Terceira, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros entre as 0h e as 24h de quarta-feira.

De acordo com o IPMA, o grupo Oriental vai estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima com ondas de noroeste com seis a sete metros entre as 17h e as 24h de quarta-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Título, Imagem e Texto: MadreMedia/Lusa, 21-12-2021, 6h57

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos/não publicamos comentários anônimos.

Se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-