segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Brasil adere a programa que facilita a entrada nos EUA

Negociações se estendem há anos

O governo federal anunciou nesta segunda-feira, 7, que cidadãos brasileiros poderão, a partir de agora, ingressar de forma mais rápida e facilitada nos Estados Unidos pelo programa “Global Entry” (GE).

O GE é uma iniciativa do governo norte-americano que permite a liberação rápida no controle do passaporte, no momento da chegada ao país. Os interessados já podem fazer sua inscrição pela plataforma do programa, clicando aqui.

As negociações para que o Brasil pudesse ingressar no programa se estendem há anos, e a inclusão do país na lista de países beneficiados chegou a ser anunciada em 2015 pelos então presidentes, Dilma Rousseff (PT) e Barack Obama.

Para participar, os viajantes interessados devem ser aprovados pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras daquele país (CBP, na sigla em inglês), após pagarem taxa de inscrição e cumprirem o processo de registro e avaliação prévia.

Uma vez aprovados, poderão fazer o trâmite de ingresso nos Estados Unidos em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos. A medida não altera a exigência nem as regras para concessão de visto.

A implementação do GE para cidadãos brasileiros foi coordenada pela Casa Civil e contou com o envolvimento dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e da Economia, assim como da Secretaria da Receita Federal e da Polícia Federal.

“O trâmite simplificado para viajantes brasileiros nos EUA estimulará contatos empresariais, interação cooperativa e turismo, fortalecendo as relações entre os dois países”, afirma o governo brasileiro.

Título e Texto: Redação, revista Oeste, 2-2022, 17h03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-