sábado, 5 de fevereiro de 2022

PT tenta impedir privatização da Eletrobras

Em dezembro, o TCU autorizou o governo a dar sequência ao processo de venda

Artur Piva

Deputados da bancada do PT na Câmara ingressaram com uma ação para tentar impedir a privatização da Eletrobras.

Os parlamentares pediram para o Tribunal de Contas da União (TCU) barrar a assembleia da estatal convocada para 22 de fevereiro. O encontro foi marcado para discutir a desestatização da empresa.

O líder do PT na Casa, Reginaldo Lopes (MG), assina a peça junto com os deputados petistas Bohn Gass (RS), Erika Kokay (DF), Henrique Fontana (RS), João Daniel (SE), Leonardo Monteiro (MG) e Leo de Brito (AC).

O grupo argumenta que as propostas de fiscalização e controle ainda estão em tramitação. Além disso, eles também alegam irregularidades no processo. Assim, o encontro dos acionistas pode ser remarcado para abril.

“Não é, portanto, razoável, ou mesmo concebível, que o órgão auxiliar do Congresso Nacional autorize a continuidade de ações que colidem com o processo de fiscalização, ainda em andamento”, diz um trecho do documento.

O aval para a privatização da Eletrobras

Em dezembro, o TCU deu aval para que o governo prosseguisse com os trâmites da operação. Entretanto, o órgão condicionou a assinatura dos novos contratos da empresa à conclusão da apreciação do processo. A União pretende reduzir sua participação na estatal de 65% para 45%.

O debate sobre a privatização da Eletrobras deve se concentrar sobre o valor da outorga. O seja: a quantia que o futuro controlador terá de pagar ao governo federal para ter os direitos de exploração sobre a geração e transmissão de energia no território nacional.

Título e Texto: Artur Piva, revista Oeste, 5-2-2022, 11h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-