quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Um outro indicativo desse abismo moral é a quantidade de políticos incompetentes e desonestos que são eleitos no Brasil"


Otacílio Guimarães
Caro Rodrigo,
Essa diferença de atitude é uma das pistas para se entender porque o Brasil não sai do atoleiro e as razões que levam a maioria da população a apoiar Lula e Dilma, apesar do péssimo governo de Lula e do desastrado governo de Dilma. Afinal, o que leva um povo a eleger um picareta como Lula e uma figura inexpressiva como Dilma presidentes da república, mesmo após todos os escândalos patrocinados pelo PT, a começar pelo mensalão? É justamente o abismo moral a que você se refere.  
Este abismo moral é facilmente visível para aqueles que estão fora dele e é um observador atento dos acontecimentos.


Esta mulher que reclama do fato da bolsa família que recebe não ser suficiente paracomprar uma calça de grife de mais de R$ 300,00 para sua filha de 16 anos está moralmente a anos-luz – ela e a filha – de distância deste jovem português também com 16 anos.   
Nos países ricos e adiantados, o sonho dos jovens é fazer a universidade e depois de graduados a maioria pensa em empreender seu próprio negócio. Os que não empreendem seus próprios negócios, seguem carreiras bem-sucedidas em empresas, nos institutos de pesquisa ou até mesmo na política.  
No Brasil, o sonho da maioria sempre foi fazer um concurso para o serviço público, de preferência federal, que hoje paga salários de primeiro mundo ou melhores para oferecer serviços de terceiro, dando como prêmio a estabilidade no emprego e outras regalias que não existem nos países ricos. O Brasil é um pobretão que se comporta como se fosse milionário.
O pior de tudo são as distorções existentes no serviço público onde um garçon que serve cafezinho em Brasília ganha mais do que um professor universitário e um motorista de senador ganha mais do que um oficial aviador da força aérea. Que tal? Isto também é desvio moral.
Para agravar a situação, o “capitalismo caboclo” brasileiro impõe barreiras ao empreendedorismo. Quem se dispõe a abrir uma empresa no Brasil, mesmo uma micro, primeiro tem que enfrentar um inferno burocrático que não existe em nenhum país civilizado e começa a pagar impostos e taxas bem antes de começar a ganhar diheiro. Depois para o resto do tempo enfrentando o inferno burocrático e pagando impostos escorchantes.
Um outro indicativo desse abismo moral, é a quantidade de políticos incompetentes e desonestos que são eleitos no Brasil, com um agravante: os mais desonestos raramente perdem uma eleição, a exemplo de Paulo Maluf, Jader Barbalho, Renan Calheiras e tantos outros espalhados pelo país. Será que os seus eleitores não sabem que eles são ladrões? Sabem, mas votam neles porque também o são.  
Abraço,
Título e Texto: Otacílio Guimarães, 22-05-2013

Relacionados:
Estou do lado de Martim Neves!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-