sábado, 18 de agosto de 2012

A 'democracia' do chiante Louçã

Louçã deixa liderança do BE e propõe João Semedo e Catarina Martins
Rita Brandão Guerra
Foto: Raquel Esperança
É tempo de passar a outra vida.” A afirmação é de Francisco Louçã, em Maio, na reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda. Mas a decisão está agora tomada em absoluto. Os dez mil militantes do partido ficaram esta noite a saber, na página do Facebook de Louçã, que em Novembro já não estará na coordenação do partido.
A três meses da convenção e 13 anos depois da sua fundação, o BE prepara-se para renovar o núcleo dirigente e trazer para a primeira linha os dois deputados eleitos pelo Porto: João Semedo e Catarina Martins. Em declarações ao PÚBLICO, Louçã assumiu esta hipótese, classificando-a como “de grande consenso”, que une “a capacidade de diálogo” do médico Semedo e “a renovação geracional” da actriz Catarina Martins. Explicou que uma liderança bicéfala é mais indicativa do trabalho colectivo e, ao contemplar um homem e uma mulher, representa “a sociedade tal como ela é no século XXI”.
Texto: Rita Brandão Guerra, Público

Ué?! Mas não deveriam ser os militantes a eleger o(s) seu(s) líder(es)? Sim, mas só partidos democráticos fazem isso. Partidos de Direita, por exemplo. Não partidos, ajuntamentos de grupelhos desocupados e extremistas. Estes só se servem da Democracia para aparecer todo o santo dia, envenenando a sociedade, cavalgando confortavelmente no ativismo dos seus militantes infiltrados na comunicação social. A “Democracia”, para eles, é juntar uns tantos quantos militantes, travesti-los em “assembleia popular”, e encher o saco de quem passa, de quem está na praia ou, simplesmente, de quem quer trabalhar.
Agora, imaginai se essa nomeação dinástica se passasse num partido de direita, ou melhor, bem melhor, se fosse no CDS?? Portugal, a esta hora, já estaria cheio de matérias, reportagens, artigos de “fundo”, charges, ilustrações, mesas-redondas, quadraturas de círculos, eixos do mal, despachos nas esquinas e nas florestas…
Inté!

Relacionados:

Leituras complementares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-