sexta-feira, 12 de março de 2021

Embate no STF: Marco Aurélio chama Luiz Fux de ‘autoritário’ (Será que ele, Marco, também será preso?)

Troca de farpas ocorreu nesta quinta-feira, durante sessão que decidia se o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) poderia responder em liberdade 

Edilson Salgueiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello [foto] chamou Luiz Fux, presidente da Corte, de “autoritário”. A declaração foi feita nesta quinta-feira, 11, durante sessão que decidia se o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso desde fevereiro, poderia responder em liberdade. 

O relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, manteve a prisão do parlamentar e determinou que só analisará o caso depois que a Corte decidir se recebe ou não a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR)

Na sessão, Marco Aurélio insistiu que o julgamento fosse realizado e pediu que a proposta fosse votada entre os magistrados. No entanto, Fux recusou a solicitação, causando indignação no colega. “Eu fiz uma proposta e espero que pelo menos ela passe pelo crivo do colegiado”, defendeu Marco Aurélio. Incomodado com o pedido, o relator Alexandre de Moraes rebateu: “Amanhã, trago uma lista de processos em que eu queira me manifestar e peço a Vossa Excelência para apregoar, mesmo o relator não trazendo o processo. Isso é um desrespeito ao relator”. 

Marco Aurélio respondeu: “Longe de mim, que tenho 42 anos de colegiado, desrespeitar o relator — ainda mais se o relator for um xerife”. Com a intenção de apaziguar o conflito, Fux interveio; Marco Aurélio, porém, opôs-se ao presidente do STF e disse que não aceita “mordaça”

Título e Texto: Edilson Salgueiro, revista Oeste, 11-3-2021, 18h04

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-