quinta-feira, 4 de março de 2021

Rio de Janeiro: até o fim de março serão imunizadas pessoas na faixa etária de 67 a 78 anos de idade

Secretaria de Saúde do Rio identifica 25 casos de variantes da covid

Cristina Indio do Brasil

O estado do Rio de Janeiro identificou 25 pessoas infectadas com as variantes do novo coronavírus (covid-19), tanto a de Manaus como a britânica. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Márcio Garcia, desse total, 18 foram notificados nesta semana, “e por isso foi ampliada a vigilância”. 

Garcia informou que os 18 casos, distribuídos em vários municípios, estão em investigação. O superintendente adiantou que a investigação já apontou que cinco casos, “muito provavelmente porque a investigação não foi concluída”, são residentes no município do Rio de Janeiro.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde informou que mantém o novo calendário de vacinação, que leva em consideração o cronograma do Ministério da Saúde para novas remessas de vacinas para a cidade, prevista para as próximas semanas. 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O superintendente confirmou que até o fim de março serão imunizadas pessoas na faixa etária de 67 a 78 anos de idade, sendo dois dias para cada idade.

Apesar de o calendário estar pronto, o superintendente disse que pode ocorrer modificação se o cronograma de entregas pelo Ministério da Saúde for alterado. 

Postos

Os postos de vacinação funcionam de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h em clínicas da família e centros municipais, com pontos estratégicos em áreas maiores como o Planetário da Gávea, na zona sul; o Tijuca Tênis Clube, na zona norte, e o Museu da República, no Catete, zona central da cidade. 

O esquema de vacinação conta ainda com dois postos drive-thru. Um na Uerj, na zona norte, e outro no Parque Olímpico, na zona oeste, das 9h às 15h. 

Nos fins de semana as doses são aplicadas também em outros nove pontos de drive-thru.

Segunda dose

Márcio Garcia lembrou que continua a aplicação da segunda dose nas pessoas que receberam a CoronaVac, realizada com o intervalo entre 21 e 28 dias da primeira dose. “A gente recomenda que seja feita mais próximo aos 28 dias, porque o que a gente tem de evidência científica é que é melhor dessa forma”, disse.

Garcia alertou que os idosos devem ir à mesma unidade em que tomaram a primeira dose e não esqueçam do comprovante de vacinação. “É o comprovante de vacinação que diz qual o laboratório que produziu a vacina e tem também a data em que a segunda dose deve ser tomada”, observou, recomendando ainda que a procura seja a partir do fim da manhã. “Na tarde as unidades de saúde costumam ser mais vazias e mais tranquilas. A gente orienta a população procurar neste horário”.

Conforme os dados da secretaria, até ontem (3) à noite, cerca de 374 mil pessoas já tinham tomado a primeira dose da vacina, atingindo o total de 5,5% da população da cidade do Rio de Janeiro. Já na segunda dose são quase 90 mil imunizados.

Texto: Cristina Indio do Brasil; Edição: Fernando FragaAgência Brasil, 4-3-2021, 13h22

Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-