sábado, 6 de março de 2021

STF mantém autonomia de Estados para adoção de ‘lockdown’ (e o comício de Lewandowski)

Supremo também votou a favor da medida que proibiu o governo federal de requisitar insumos do governo de SP

Edilson Salgueiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira, 5, para manter a autonomia dos prefeitos e governadores na adoção de medidas restritivas no combate à covid-19 como distanciamento social, restrição de serviços não essenciais e uso de máscara. Votaram favoravelmente à decisão do ministro Ricardo Lewandowski [foto] de prorrogar a vigência da legislação sobre as ações de enfrentamento à pandemia os ministros Luiz Edson Fachin, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Rosa Weber.

Foto: Nelson Jr/Agência Brasil

Também nesta sexta-feira, os mesmos cinco ministros votaram a favor do despacho provisório do ministro Lewandowski que proibiu o governo Bolsonaro de requisitar itens como seringas, agulhas e outros insumos do governo de São Paulo. O governo Doria acionou o Supremo após o Executivo, em janeiro deste ano, requisitar os produtos sob a alegação de iminente perigo público. “Observo, ademais, que a incúria do governo federal não pode penalizar a diligência da administração do Estado de São Paulo, a qual vem se preparando, de longa data, com o devido zelo para enfrentar a atual crise sanitária”, disse Lewandowski.

O magistrado também afirmou que a competência da União de coordenar o Programa Nacional de Imunização não retira a possibilidade de os Estados se organizarem para vacinar sua população. “Tal atribuição não exclui a competência dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios para adaptá-los às peculiaridades locais, no típico exercício da competência comum de que dispõem para cuidar da saúde e assistência pública.” As informações são do IG.

Texto: Edilson Salgueiro, revista Oeste, 5-3-2021, 20h10 

“Observo, ademais, que a incúria do governo federal não pode penalizar a diligência da administração do Estado de São Paulo, a qual vem se preparando, de longa data, com o devido zelo para enfrentar a atual crise sanitária”, isto não é um juiz falando, é um militante político perorando num comício.

Um comentário:

  1. Italo Goulart
    @ItaloGoulartBR
    Enquanto @jairbolsonaro anda de peito aberto pelo Brasil, mesmo depois do caso "Bispo", outros se trancam em casa, com defesa particular e do estado.
    Eis a diferença entre um líder de verdade, que fala pelo povo e um que é seu malefício.
    Não há mais o que se falar: Jair é Brasil!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-