segunda-feira, 7 de março de 2022

Sem propostas

Críticos do posicionamento do governo Bolsonaro sobre a invasão da Ucrânia não revelaram até agora o que o Brasil deveria ter feito

J. R. Guzzo

Os partidos, chefes e possíveis candidatos da oposição às eleições presidenciais de outubro declararam-se insatisfeitos com as reações do Brasil à invasão da Ucrânia pela Rússia. Não apresentaram uma lista completa, nem parcial, do que o Brasil deveria ter feito até agora e não fez, nem revelaram alguma ideia coerente sobre o que se deveria fazer. O principal deles, o ex-presidente Lula, não se juntou ao resto; seu partido soltou primeiro uma nota a favor da invasão, depois uma outra mais neutra e, até agora, não ficou claro o que ele próprio, Lula, acha do assunto, a não ser que o “imperialismo americano” é muito ruim, etc., etc.

Foto: Alan Santos/PR

O que está em falta, pelo que se viu até aqui, são explicações com um mínimo de realismo, objetividade e inteligência sobre o que o Brasil estaria devendo. O que o país fez até agora está errado? Há alguma coisa essencial que não foi feita? Está em desacordo com a reação média dos países que jogam na mesma divisão? Algum parceiro importante está achando que o Brasil deveria ter tomado outras providências? Quais, exatamente?

Pelo que veio a público até o momento, o representante brasileiro na Organização das Nações Unidas condenou, nas manifestações que fez em plenário até agora, a agressão militar contra a Ucrânia; não ficou dúvida sobre isso.

O Brasil, basicamente, pediu o pacote-padrão que se pede nesses casos: cessar-fogo imediato, manutenção da integridade territorial da Ucrânia, respeito aos direitos humanos e esforços para o início de negociações que levem à paz. O Brasil tem boas relações com a Rússia, sobretudo comerciais, mas nem por isso deixou de manifestar a sua posição. Apenas, dentro da tradição da política externa brasileira, não crê na correção, oportunidade e eficácia de boicotes e represálias internacionais.

O Brasil, por decreto já publicado no Diário Oficial, decidiu conceder visto de entrada de seis meses no país aos ucranianos que quiserem vir para cá — mais, caso desejem, residência temporária de dois anos. (Os países da Comunidade Europeia estão para aprovar residência de um ano, renovável em condições ainda não estabelecidas claramente.) A Força Aérea mandou um avião militar trazer de volta ao Brasil brasileiros que estavam na Ucrânia e querem voltar — uma operação complicada, levando-se em conta que o espaço aéreo ucraniano está fechado e há necessidade de autorização para aviões militares brasileiros operarem nos países vizinhos. Equipes de reforço do Itamaraty foram mandadas para a área do conflito.

Que mais? Suspender as nossas exportações de alta tecnologia para a Rússia? Quais? Cortar os embarques de alimentos — coisa que ninguém fez até agora? Romper relações? Aguardam-se propostas concretas.

Título e Texto: J. R. Guzzo, O Estado de S. Paulo, via revista Oeste, 7-3-2022, 10h02 

Relacionados: 
[Atualidade em xeque] O mundo nas mãos de um psicopata 
Avião da FAB decola hoje para resgatar brasileiros na Ucrânia 
[Atualidade em xeque] Números da tragédia russa na Ucrânia 
[Atualidade em xeque] Analfabeto funcional 
Putin, a mãe Rússia e o Ocidente 
Demagogia no front 
De bonnes raisons de demeurer sceptiques devant la couverture médiatique du conflit ukrainien 
Les 14.000 morts du Donbass par les forces ukrainiennes, dans l’indifférence de l’UE, c’est une réalité pas une fiction 
O caminho da Covid até Kiev 
Boris Johnson e Presidente do Brasil defendem cessar-fogo urgente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-