terça-feira, 17 de maio de 2022

Por unanimidade, Justiça mantém direitos políticos de Luciano Hang

Tribunal Eleitoral do RS rejeitou pedido para que o empresário fosse considerado inelegível por abuso do poder econômico

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) negou na segunda-feira 16 um pedido para tornar inelegível o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan.

A Corte rejeitou uma ação apresentada pela coligação União do Povo por Santa Rosa (PT, PCdoB, PDT e PL) para que Hang fosse considerado inelegível para o pleito que ocorre neste ano por abuso do poder econômico.

A coligação alegava que ele violou a lei eleitoral ao aparecer em um vídeo publicado na internet, em 2020, alegando que a burocracia impediu a Havan, empresa da qual ele é proprietário, de realizar investimentos no Estado por mais de 20 anos.

Na ocasião, o empresário afirmou que “o PT e a esquerda são campeões de burocracia”.

No vídeo, Luciano aparece ao lado do então prefeito de Santa Rosa (RS), Alcides Vicini, e do então candidato Anderson Mantei (PP), que foi o vencedor das eleições municipais. Os partidos alegaram que o empresário usou seu poder financeiro para favorecer o aliado.

No entanto, os sete desembargadores que analisaram o caso consideraram que não houve irregularidades. A defesa de Luciano Hang afirmou que, se o pedido de inelegibilidade fosse atendido, qualquer empresário poderia ter seus direitos políticos cassados.

O dono da Havan disse em seu perfil no Twitter que a decisão representa uma “vitória” da liberdade de expressão. “Parabéns aos membros do TRE-RS por cumprirem a Constituição, defendendo o direito ao livre pensamento”, afirmou. 

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 17-5-2022, 7h30 

2 comentários:

  1. Kikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikikiki....Alguém pensou que seria o contrario?
    Carina Bratt
    Ca
    Em Vila Velha ES

    ResponderExcluir
  2. - Gente, pelo amor de Deus, não digam que sou parecido com Lula. Sou mais assemelhado com o nosso Ale...Ale... ah, lembrei... Alexandre de Moraes.
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Vila Velha ES

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-