terça-feira, 9 de maio de 2023

[Aparecido rasga o verbo] O outro Benedito que não é santo

Aparecido Raimundo de Souza

AO ABRIR HOJE CEDO a minha caixa de e-mails, deparo com uma mensagem de um tal de BENEDITO DA SILVA RODRIGUES, que me envia uma baita correspondência cuja finalidade é uma só. Me convencer do seu inusitado e requintado “PROJETO DE VIDA”. Para tanto, o possível anfitrião me apresenta em adocicadas promessas, o que todo ser humano busca: a fabulosa "CHAVE DO SUCESSO PARA ALCANÇAR A FELICIDADE”. Segundo o remetente, se eu seguir ao pé da letra as normas insculpidas na tal mensagem, em pouco tempo (coisa de duas e três semanas) estarei ganhando muito dinheiro, e o mais importante: a baixo risco, sem fazer força.

Hoje em dia, nesse país de ladrões e assaltantes de colarinhos brancos, de impostos e mais impostos surgindo a cada manhã, quem não quer, num abrir e piscar de olhos, ficar milionário sem mover uma palha? Segundo meu prezado e querido BENEDITO, a coisa funciona mesmo. É até mais fácil que ser deputado, senador; ministro do puteiro STF; governador; prefeito; ou em caminho paralelo; assaltar postos de gasolina; fazer arrastões em ônibus; praias e restaurantes; ou “meter a fuça” numa dessas agências de bancos faustosas arriscando a levar uma saraiva de tiros; ou ser preso pela nossa rápida e eficiente polícia.

Trocado em miúdos, o meu pínfico (1) amigo BENEDITO, da cidade de Governador Valadares, nas Minas Gerais, quer mudar, não o meu “PROJETO DE VIDA”, mas aumentar o dele, e, logicamente, pensando que cairei como patinho nessa esparrela, por estar dormindo de toca e ser levado no papo furado, só rindo até os maxilares ficarem mais assombrados e desgastantes que as dentaduras postiças da primeira dama, a ilustre senhora dona Canja. 

Pois bem. Galinhas e porcas à parte, antes de entrar na questão propriamente dita do dito Benedito, onde evidentemente tecerei um breve comentário a respeito das pretensões dele, não me atendo em explicações desnecessárias, gostaria antes de mais nada, saber, dessas “empresas” fabulosas, como o Gmail, o Hotmail,  o Facebook, o You Tube, o Instragado do Instagram, bem ainda do WhatsApp e outras pocilgas fedorentas que deixei de mencionar (entidades espíritas que propagam aos quatro cantos do mundo usarem uma tecnologia de ponta), e, por conta, logicamente, indagar do alto da minha humilde ignorância, como essas desgraças permitem que esses malandros filhos da puta, cheguem até nossos lares?!

Creio que esses milhares e milhões de BENEDITOS passem a noite bolando meios e maneiras de arrancarem valores de nossos bolsos, sem usarem a força bruta, ou seja, sem se exporem, sentados com suas bundas sujas de merda, numa bela varanda de um apartamento tríplex, de frente para o mar de Guarujá, tomando umas cervejinhas geladas ou apreciando vinhos importados da gloriosa e hospitaleira Caetés, em “Pernamdemaluco”. Estarei certo? Ora, se as tecnologias desses provedores falsificados fossem, realmente, de ponta (de ponta, o caralho), com certeza eu não teria a surpresa de ser perturbado em meu humilde quadrado, através do instrumento onde ganho meu suado dinheirinho.

Sem mais delongas, saiba amigo BENEDITO DA SILVA RODRIGUES, que o único BENEDITO que tenho um pouquinho de respeito, é um cidadão que virou santo, e ganhou uma igreja aqui perto de onde moro. Mesmo assim, pouco falo com ele, alimentando uma preferência mais acentuada pela senhora APARECIDA, que, aliás, no decorrer dos meus setenta anos, me livrou de muitos dissabores nessa vida de Meu Deus.  A começar pela minha vinda ao planeta, ocorrido aos 19 de março e o meu nome, pasme, que legal, amigo BENEDITO, ser coincidentemente APARECIDO. Logo, pintando um CABRITO, perdão, um BENEDITO “a depois”, na minha estrada...

Fica difícil mudar agora, por mais milagreiro que possa vir a ser a sua máquina de pegar e fazer trouxas – perdão, a sua máquina de Operar Milagres, grosso modo, arranjar dinheiro, tirar de minha carteira, alguma importância, por menor que seja. Não tem lógica. Tal ato não está frusgrado (2) nos meus planos. Meus objetivos vagueiam pelas sendas da cautela. Um conselho: arranje o que fazer, seu pilantra, safado, flibusteiro. Me bastam “os mulas” da vida travestidos de deuses fajutos, de sulas carroceiras e suas gulas com rédeas estrambólicas (3). Vá com seu “PROJETO DE VIDA” para os quintos e leve a sua engalanada máquina de fazer trouxas e otários.

Em resumo da sua espantosa, extraordinária e versátil  “opera do malandro” (nada a ver, é bom que se diga, com a peça musical de Chico Buarque dos idos de 1978), tenha plena certeza e convicção, amigo BENEDITO... às minhas custas o prezado só terá dores de cabeça. Porém, como existem imbecis e tolos, “pela aí à fora...”, almas vazias e pequenas como as de baratas e minhocas, de repente, a sua lábia maquiavélica (4) consiga pescar um Mané. Aliás, por falar neles, temos muitos despreparados abundando (não em Brasília), faço referência ao nosso país falido e “mundo mundão” afora. Com a sua licença, eu fico por aqui ouvindo “Alcina”, de Handel. 

Notas de rodapé: 
1) Pínfico – Não confundir com “Pífio”, que se traduz por coisa de pouco valor, objeto ordinária e reles. Pínfico é um tipo de sujeito metido a espertalhão, a astucioso. Resumindo, é aquela criatura que age às escondidas, objetivando dar tombo em alguém despreparado. 
2) Frusgrado – O mesmo que Inserido, posto, colocado ou enfiado. Palavra encontrada no romance “Bel Canto” da escritora Ann Patchett. 
3) Estrambólicas – Referência a coisas comuns, esquisitas e extravagantes. 
4) Maquiavélica – Qualquer pessoa astuciosa, de mau-caratismo, enganador e dissimulado.

Título e Texto: Aparecido Raimundo de Souza, de Brasília Distrito Federal. 9-5-2023

Anteriores: 
Trocando as bolas 
Deu merda 
[Aparecido rasga o verbo – Extra] A Fábula da floresta 
Buraco sem curva 
Tadinha 
Palavras à juventude 
Coisas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-