sexta-feira, 12 de maio de 2023

Saída de Tucker Carlson da Fox News marca o fim da imprensa corporativa

Paulo Hasse Paixão

Tendo em conta a sua popularidade e relevância, continua a ser espantoso o facto da Fox News ter decidido despedir Tucker Carlson. Quer dizer, espantoso no sentido do tiro de canhão que a estação disparou contra si própria. A maioria das pessoas concorda que a Fox perdeu muito mais do que a sua estrela de primeira grandeza. Perdeu metade das audiências do horário nobre e muita da sua credibilidade como entidade independente dos aparelhos do poder em Washington. Embora Tucker possa pegar na multidão imensa de seguidores e começar de novo noutra plataforma, com igual ou superior sucesso, a Fox não pode evitar parecer uma empresa de comunicação domesticada pelas elites, que agora já nenhum conservador com espinha dorsal tem razões para ver.

De facto, Carlson era a única razão para ver notícias na televisão por cabo. Ele era a única pessoa autêntica que desafiava linhas partidárias e narrativas transformistas. Como o apresentador do Daily Wire, Matt Walsh, observou recentemente no seu programa, os monólogos de Carlson eram, por si só, acontecimentos noticiosos, de tal forma iam ao encontro dos sentimentos e à vontade de verdade da sua audiência. Para além de o tornar popular, a autenticidade e a independência de Carlson tornaram-no único e claramente insubstituível.

Quando podia ter mantido o guião e deixado que a sua popularidade o levasse pacificamente até à reforma, o anfitrião mais bem sucedido da história dos canais noticiosos por cabo continuou a correr riscos cada vez maiores e a irritar pessoas cada vez mais poderosas.

Algumas pessoas compararam a sua saída com a de Bill O’Reilly, que também conquistou grandes audiências, mas O’Reilly era um especialista de uma época diferente. A sua marca era totalmente diferente da de Carlson. Ele defendia as velhas prioridades da direita: combater os terroristas, expandir o comércio global e baixar os impostos. Em contrapartida, Carlson expressava opiniões populistas, manifestava-se contra a máquina de guerra do aparelho militar e industrial americano, defendendo uma perspectiva não intervencionista, falava em nome das massas de colarinho azul da América profunda, desesperava com os seus assertivos ferrões satíricos as elites globalistas e trazia à luz do dias os escuros pântanos de corrupção e tráfico de influências onde prosperam.

Enquanto O’Reilly é uma relíquia da conservadorismo capitalista, Carlson é emblemático de um novo movimento conservador, que se opõe à narrativa esquerdista propagada pelos meios de comunicação tradicionais. Ao despedir aquele que era de longe o seu mais proeminente anfitrião, os dirigentes da Fox News decidiram regressar aos bons velhos tempos do conservadorismo neoliberal, que é mais ou menos tolerado pelos apparatchiks de Washington. De agora em diante, as emissões de notícias e de opinião serão seguras, filtradas e pouco exigentes.

A curto prazo, isto pode proteger a Fox de mais processos judiciais e perseguições, mas a longo prazo, assegura que o canal cairá no esquecimento, juntamente com o resto da televisão por cabo, à medida que os meios de comunicação social alternativos que prosperam na web e que já apresentam audiências muito superiores aos canais noticiosos.

Em vez de tratar este facto como uma perda, os conservadores devem congratular-se com a mudança. Isto pode levar mais pessoas, especialmente as gerações mais velhas, a abandonar completamente os noticiários por cabo. Os conservadores podem deixar a programação insípida desses serviços por cabo para os esquerdistas que se orgulham de serem desinformados, condicionados, manipulados e enganados.

É cristalino, de qualquer forma, que Carlson não podia ficar na Fox para sempre. Embora se tenha destacado como apresentador de televisão por cabo, os seus comentários, a sua inteligência, a sua irreverência e a sua vontade de explorar controvérsias adequam-se mais a novas plataformas de comunicação, como o Twiter, que na Terça-feira à noite ele anunciou como o seu novo reduto. Em muitos aspectos, Tucker tinha uma tendência contracultural e anti-establishment mais forte do que o típico punk rocker, o que, convenhamos, nem é dizer muito hoje em dia.

Como tal, é apropriado que ele possa transitar para um meio que lhe permita trabalhar nos seus próprios termos. Uma plataforma que lhe dê mais liberdade para se exprimir e para amplificar vozes e argumentos importantes. E Elon Musk por certo garantiu-lhe essa autonomia.

Enquanto os meios de comunicação social corporativos controlam a informação e o pensamento, a web oferece aos conservadores e populistas e libertários de todo o mundo uma multitude de vozes, todas elas discutindo e competindo umas com as outras para aumentar as suas audiências. Sem dúvida que os poderes instituídos vão e já estão a declarar guerra à imprensa independente que prospera na net, e a esquerda radical vai também tentar ocupar o seu espaço nos media alternativos e destruir a liberdade de expressão dos seus adversários. É o que faz esta gente. Compreensivelmente, percebem que rebeldes como Carlson, que combatem a sua agenda, os impedem de alcançar a supremacia cultural, política e económica. É por isso que dedicam muita energia e recursos ao controlo de todas as redes sociais e plataformas de televisão por cabo. Até ao ponto de fazerem claudicar a Fox News.

Felizmente, as tentativas da esquerda e das elites para censurar e controlar o discurso público online têm-se revelado, em certos momentos, desastradas ou infrutíferas, mesmo em perímetros mais facilmente controláveis como certas redes sociais. Mas silenciar toda a dissidência da World Wide Web é mais complicado. E calar um dissidente apenas contribui para que outros dez apareçam e digam algo ainda mais “perigoso”. Além disso, não conseguem evitar parecer fascistas e hipócritas sempre que jogam este jogo, enfurecendo mesmo aqueles, poucos, da velha guarda, que, mesmo à esquerda, tentam ser fieis aos seus princípios fundamentais.

Isso não significa que devemos conviver confortavelmente com o ataque à liberdade de expressão e aos media alternativos. As pessoas que estão empenhadas na verdade, na liberdade e nas virtude do mercado de ideias devem continuar a denunciar a censura, o coorporativismo e os monopólios empresariais.

Mesmo com Carlson a voltar ao activo no Twitter e a Fox em colapso absoluto de audiências, continua a ser escandaloso o facto de ele ter sido despedido. Para transformar este revés numa vitória, os conservadores devem perscrutar as intenções por detrás da sua saída, apoiar os meios de comunicação alternativos e (como Tucker Carlson disse num vídeo após o seu despedimento) falar contra as falsidades com a maior confiança e frequência possível.

Título e Texto: Paulo Hasse PaixãoContraCultura, 12-5-2023

Relacionados: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-