segunda-feira, 15 de maio de 2023

Ponte Rio-Niterói adotará sistema de cobrança “free flow” a partir do próximo mês

A concessionária EcoPonte pretende iniciar os testes até o mês de junho para dar mais fluidez ao trânsito


Gabrielle Lopes

A partir do mês que vem, a Ponte Rio-Niterói contará com um sistema de cobrança de pedágio “free flow” já em operação pelo Grupo CCR desde o mês de março na Rodovia Rio-Santos, entre Itaguaí, Mangaratiba e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. A testagem consiste em uma tecnologia que elimina a praça dos pedágios, dando mais fluidez ao trânsito.

A cobrança das tarifas para carros, caminhões, ônibus e motos na Ponte Rio-Niterói seguirá o mesmo formato utilizado na BR-101. Com isso, os motoristas não precisarão reduzir a velocidade nem parar para pagar a tarifa. A estrutura é composta por pórticos equipados com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos e realizar o débito.

A identificação do veículo pode ser feita através de uma tag de cobrança de pedágio instalada no carro ou pela placa do veículo. E a não realização do pagamento acarretará numa infração grave de trânsito, conhecida como evasão de pedágio, conforme previsto no artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro, com multa estipulada em R$ 195,23.

Para os veículos equipados com as tags de cobrança, o valor do pedágio será debitado automaticamente, semelhante ao que ocorre nas cabines de cobrança automática. Para aqueles sem a tag, será necessário realizar o pagamento em até 15 dias corridos por meio dos canais digitais da concessionária da rodovia ou de forma presencial em uma das bases operacionais.

EcoPonte ainda divulgará como será feita a cobrança do sistema “free flow” na Ponte Rio-Niterói.

Título e Texto: Gabrielle Lopes, Diário do Rio, 14-5-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-