quarta-feira, 17 de maio de 2023

Deltan Dallagnol, sobre cassação: ‘Canetada ao arrepio da lei’

Ex-coordenador da Lava Jato teve o mandato cassado na noite desta terça-feira, 16, pelo TSE

Rute Moraes

O ex-coordenador da operação Lava Jato Deltan Dallagnol se manifestou depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou seu mandato como deputado federal de forma unânime. A ação contra Dallagnol foi movida pela federação do PT.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça”, disse Dallagnol. “Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro.”

TSE decidiu que os votos de Deltan Dallagnol devem ser distribuídos entre os demais candidatos a deputado federal pelo Podemos do Paraná do ano passado. Nas eleições de 2022, o ex-procurador da República foi o mais bem votado na disputa pelo cargo no Estado. 

O ministro Benedito Gonçalves, relator do caso, foi o único a votar de facto. Durante a leitura do parecer, o magistrado argumentou que Dallagnol tentou burlar a Justiça, ao deixar o Ministério Público durante o período em que, segundo Gonçalves, respondia a processos administrativos, e que poderiam resultar em condenação, transformando-o em “ficha suja”. “Manobra para driblar a inelegibilidade”, afirmou o integrante do TSE.

Depois da leitura do voto de Gonçalves, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, perguntou se alguém da Corte discordaria do entendimento do relator. Como ninguém se manifestou, Moraes declarou que o tribunal decidiu por unanimidade cassar o mandato de Dallagnol.

Além disso, o presidente do TSE afirmou que a decisão deve ser ratificada de imediato, antes mesmo de publicação do acórdão. Dessa forma, o integrante do Podemos encerra o dia já com status de ex-deputado federal.

Na prática, como o quociente eleitoral não vai se alterar, a vaga dele fica com Luiz Carlos Hauly (PSDB) [foto], que já foi deputado federal por sete vezes e ficou com a primeira suplência da legenda.


Título e Texto: Rute Moraes, Revista Oeste, 16-5-2023, 22h11

Relacionados: 
Fachin extingue penas do ex-deputado Paulo Maluf 
Justiça Eleitoral acata pedido do PT e cassa mandato de Deltan Dallagnol 
PT debocha de Deltan Dallagnol por cassação 

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-