terça-feira, 3 de outubro de 2023

‘Select’, o prédio do Rio de Janeiro que tem elevador para carros

O edifício foi construído na década de 1950 e fica no Flamengo

Felipe Lucena

Elevadores são extremamente comuns e necessários em prédios mais altos das grandes cidades. Contudo, um edifício que fica na Praia do Flamengo, número 168, tem uma curiosidade quanto a isso.

O Edifício Select foi construído na década de 1950. São 36 apartamentos, alguns com 230 m2, distribuídos por 12 andares. E ele tem um elevador exclusivo para os carros dos moradores.

No centro do prédio existe uma área de respiração em forma de círculo repleta de janelas.

São 24 apartamentos de frente e 12 de fundos. Só os moradores das unidades de frente e até o 6º andar podem estacionar praticamente na porta de casa, usando o exclusivo elevador.

Os responsáveis por subir e descer com os automóveis são manobristas do Select. Os profissionais são preparados para o serviço pouco comum na cidade do Rio de Janeiro. As garagens são do tamanho de um quarto, com cerca de 20 metros.

“A fachada dos fundos, até o sétimo andar, não possui janelas por conta dos elevadores e das vagas. Esse é um dos principais motivos da construção ter sido “batizada” de Select (Seleto)”, conta Rafael Bokor, da página Rio – Casas & Prédios Antigos.

Um apartamento de frente ultrapassa os 3 milhões de reais e uma unidade de fundos pode ser adquirida por cerca de 1,8 milhões.

“O Edifício Select é um dos ícones do Flamengo. É muito procurado e tem esse elevador de automóveis que voltou a ser instalado nos edifícios mais modernos de Miami, onde voltou com tudo essa coisa de o carro ficar estacionado no mesmo andar do apartamento”, disse o diretor da Sérgio Castro Imóveis, Claudio Castro.

Título e Texto: Felipe Lucena, Diário do Rio, 3-10-2023
Imagens: Rafael Bokor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-