sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

As 10 datas importantes... que nunca foram feriado em Portugal

Momentos houve na História de Portugal, tão relevantes como o 5 de Outubro e o 1º de Dezembro (na calha para deixarem de ser feriados), e que... nunca foram objeto de especial comemoração. Em época de tendência para o esquecimento voluntário, recordemos alguns deles

A bela matéria é de Luís Almeida Martins, na revista “Visão”, nº 981, 22-12-2011. Postarei tanto quanto me for possível essas dez datas, Digo “tanto quanto me for possível” pois senti dificuldades em acessar o site da revista nesta específica matéria.

Batalha de Aljubarrota 
Esta sugestiva iluminura inglesa executada pouco após o recontro luso-castelhano em que participaram também arqueiros ingleses e cavaleiros franceses transmite simultaneamente e com mestria ingênua o colorido e a violência das guerras da Baixa Idade Média
Contestada por historiadores, políticos ou "simples" cidadãos, continua sobre a mesa a proposta governamental de abolição de alguns feriados identitários, entre eles o do 5 de Outubro e o do 1.º de Dezembro. Ambas estas datas assinalam momentos refundadores de Portugal e são por isso referências fundamentais que só em nome da ignorância poderiam ser perdidas ou subalternizadas. A 1 de dezembro de 1640, o País deu o primeiro e decisivo passo na caminhada da recuperação da independência, 60 anos depois de a ter perdido para a tentacular Espanha dos Habsburgos. A 5 de outubro de 1910 nasceu um Portugal reinventado segundo os valores da justiça e da fraternidade, exaustivamente recordados nas comemorações nacionais do centenário da implantação da República, no ano passado. Se os povos deixassem de cultuar as suas datas referenciais, o mundo tornar-se-ia um lugar mais pobre e uniformizado. Até para países hoje líderes e fautores da globalização, como os EUA, seria impensável deixar de colocar no topo da sua hierarquia de valores as datas matriciais - no caso americano a proclamação da independência (4 de julho) e a tradição dos "pais fundadores" do Dia de Ação de Graças (quarta quinta-feira de novembro).
É certo que outros momentos houve na História de Portugal igualmente relevantes e que... nunca foram feriados nem objeto de especial comemoração.
Em época de tendência para o esquecimento voluntário, recordemos alguns deles. Porventura os dez mais importantes.
Luís Almeida Martins, revista Visão, nº 981, 22-12-2011

Relacionados:
Mais veneno! 
[Portugal] Governo propõe a eliminação de quatro feriados

Continua em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-