terça-feira, 26 de julho de 2022

FMI aumenta projeção para o PIB do Brasil em 2022

Fundo eleva para 1,7% a expectativa de crescimento para a economia brasileira, acima do patamar de Alemanha e Rússia


O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou para 1,7% a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira, 26.

Principal indicador para medir a performance econômica, o PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

No último relatório sobre a performance econômica global, divulgado em março, o FMI havia compartilhado a previsão de alta de 0,8% para o Brasil. Três meses antes, a estimativa foi ainda menor, com elevação de 0,3%.

A revisão divulgada nesta terça-feira mostra o Brasil no caminho contrário dos dados globais. O FMI reduziu a previsão de crescimento para a economia mundial em relação ao relatório de março, de 3,8% para 3,2%, citando a guerra na Ucrânia, aumento de preços de energia e crise na cadeia de suprimentos como principais fatores que incidem no cenário atual.

De acordo com o Fundo, a economia brasileira deve crescer mais do que as de Alemanha (1,2%) e a Rússia (-6%), impactadas pela guerra atualmente em andamento na Ucrânia. O país também empata com o prognóstico do Japão, de 1,7% de crescimento. No entanto, o Brasil fica atrás das projeções para o bloco de América Latina e Caribe, que deve crescer 3% este ano.

Entre as economias consideradas emergentes, destaque para as projeções de Arábia Saudita (7,6%), Índia (7,4%), China (3,3%) e México (2,4%), todas acima do prognóstico brasileiro.

Para 2023, a estimativa do FMI para o Brasil seguiu a tendência global e também recuou. Em março, o Fundo previa alta de 1,4%, mas agora publicou projeção de 1,1%. Globalmente, a expectativa é de 2,9% de crescimento, com queda de 0,7 ponto percentual em relação ao último relatório.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 26-7-2022, 11h06

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-