sábado, 3 de setembro de 2011

Miguel Relvas, Miguel Carvalho, Senador Alvaro Dias e a reportagem exemplo de subliminaridade

Li no blogue do Senador Alvaro Dias (PSDB/PR), no dia 27 de agosto de 2011:


O jornalista  Miguel Carvalho da revista portuguesa VISÃO (uma espécie de prima da VEJA ), com meio milhão de leitores semanais, prepara reportagem sobre o número dois do governo português, Miguel Relvas. O jornalista investiga as relações do político lusitano com Zé Dirceu e André Augusto Vieira, da Agência Arcos, responsável pela campanha do novo Primeiro Ministro. O jornalista Miguel Carvalho, disse-me ontem de Lisboa, que considera no mínimo curiosa, a proximidade de políticos portugueses com alguns dos chamados mensaleiros no Brasil. A reportagem deverá ser publicada nesta próxima semana.
Aí, fui pesquisar Miguel Carvalho.
Foto: Correio do Porto
Reconheci-o. Já o vi na TV.
E fiquei curioso com a bombástica reportagem. Saíu a revista. Corri para ler a reveladora reportagem. Li e, creia, estimadíssimo leitor, reli-a. Fiquei com cara de bocó, maldizendo a minha ignorância por (ainda) não ter percebido quais as ilegalidades, imoralidades e crimes do Sr. Miguel Relvas… Este, segundo o Sr. Miguel Carvalho, é amigo de José Dirceu, e??... Eu, sim, eu, que escrevo estas linhas, trabalhei durante 32 anos numa empresa que se revelou no seu estertor uma tremenda caloteira – fechou em 2006 deixando os seus ex-trabalhadores, até à presente data, sem verem a cor dos valores a que têm direito constitucionalmente. Com a sua imoralidade, ilegalidade e crime provocou a liquidação extrajudicial do Fundo de Complementação de Aposentadoria – fundo para o qual 90% dos trabalhadores dessa empresa descontaram e descontavam mensalmente. A uns, evaporaram-lhes as poupanças, sumiram com  o que acumularam ao longo dos anos; a outros, cortaram-lhes o valor mensal dos seus benefícios para os quais eles se habilitaram enquanto descontaram. Apesar dessa relação, digamos, tão próxima e “demorada”, não me julgo tão imoral, ilegal e criminoso quanto a minha antiga empregadora.
Tive um amigo, utilizo o pretérito perfeito porque não nos vemos há muitos anos, que matou a sua (dele) namorada. Só vim a saber pela imprensa. Apesar dessa amizade não sou de andar matando namoradas, nem moscas. Mosquitos, sim.
E, com certeza, alguns dos meus “amigos” são imorais, ilegais e criminosos. Apesar dessas relações, não herdei, não absorvi tão enaltecedoras virtudes.
Não sabia como dividir com você, estimadíssimo leitor, a reportagem do Sr. Miguel Carvalho. Até que, mais uma vez, encontrei no blogue do Senador Alvaro Dias a íntegra da matéria.


O Bem Amado: Portugal & Brasil, relações suspeitas 

Miguel Relvas  Brasil, SA: poder, dinheiro e segredos de um ministro português.  O «número dois» do Governo fez do país de Lula e Dilma território para amizades, peso político e bons negócios. As histórias brasileiras de um dos homens mais poderosos de Portugal. Com essa apresentação na capa, já está  nas bancas de Portugal, nesta quinta-feira, a revista Visão, com instigante reportagem que descreve um cenário de relações suspeitas entre o primeiro ministro português e políticos brasileiros. O jornalista Miguel Carvalho inicia a matéria destacando: Dos homens do «mensalão» às agências de marketing (e aí o destaque é para José Dirceu), da direita conservadora a decisores políticos e empresariais, dos media ao jet-set, a agenda de Miguel Relvas regista várias figuras de relevo na sociedade brasileira. Lá, o ministro-adjunto garantiu sólidas amizades, influência e bons negócios. E foi lá também que o PSD começou a ganhar as eleições… Leia a matéria aqui

Um comentário:

  1. Resposta a um correspondente:
    Olá, D.!
    Obrigado pelo envio do anexo.
    Já o tinha lido, quer dizer, a matéria, e feito menção no meu blogue.
    Agora, confesso que reli o seu anexo e continuo com a mesma opinião: ainda não percebi o crime de Miguel Relvas. Mas percebi a intenção do jornalista. A esta hora milhares de portugueses pensam que Miguel Relvas é igual (com todas as ilegalidades e crimes) ao Zé Dirceu. O jornalista não conhece o Brasil de Lula (Guia Universal dos Povos), não conhece a Amélia, mulher de verdade, nem deve conhecer o Zeca... aliás, nem sabe que por esta hora, brasileiros de bem, tentam se sublevar contra o Partido Único e a Corrupção endêmica e sistêmica, não, o jornalista da mosquinha não conhece, ou não quer saber. Ele quer que pensemos que o "número dois" de Portugal é tão criminoso quanto Zé Dirceu, Lula e caterva.... Assim não!
    Grande abraço./-
    Jim

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-