domingo, 3 de novembro de 2019

Santa Sé fecha Carmelo de Beja (Portugal): Freiras recebem a notícia em lágrimas

A Santa Sé assinou em 12 de julho o decreto que encerra o Carmelo de Beja.

Fratres In Unum.com

A Diocese de Beja deu a conhecer a decisão, esta semana, às irmãs Carmelitas que estão no Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus. As freiras vão ser deslocadas dentro de um mês para Sevilha.

A decisão da Santa Sé é justificada pela falta de religiosas. No Carmelo de Beja estão apenas três freiras quando deveriam estar no mínimo sete, disse à Rádio Pax D. João Marcos, Bispo de Beja.

“O Mosteiro é uma comunidade, e para haver comunidade, segundo as normas da Santa Sé, tem de haver, pelo menos, 7 pessoas. Neste momento estão 3 e não havia perspectiva deste mosteiro formar gente e receber novas vocações”, explicou o Bispo de Beja.


Foi com “uma tristeza tremenda” que alguns leigos, assíduos nas eucaristias do convento do Carmelo de Beja, receberam a notícia.

“O Carmelo não tem mais vocações porque as altas cúpulas da ordem não as querem canalizar para aqui. Vão todas para (os conventos) Moncorvo (Bragança) e Sevilha (Mosteiro de Sant’Ana, em Espanha). O fecho do convento era um objetivo há muito preparado”, desabafou um dos fiéis.

Há cerca de um ano, três carmelitas de nacionalidade queniana foram retiradas de Beja e colocadas no convento de Moncorvo.

Apesar de D. João Marcos realçar que não está ainda definido o futuro do Mosteiro, a Rádio Pax sabe que “dentro de muito pouco tempo, o convento de Beja vai ser ocupado por outra congregação de freiras”, revelou fonte junto da Ordem do Carmo.

A irmã Madalena, de 81 anos, a irmã Inês, de 78 e a irmã Luísa, de 58, “receberam a notícia em lágrimas”. Fonte do Carmelo garante que as freiras esperam ficar as três no mesmo convento e preferem Sevilha a Moncorvo.

“Vamos continuar a rezar por vocês”, prometeram as carmelitas de Beja a alguns fiéis que, entretanto, as contactaram.
Título, Imagem e Texto: Fratres In Unum.com, 3-11-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-