domingo, 7 de junho de 2020

George Floyd? (Porto-Portugal)

Terá sido em Lisboa?



Manifestação antirracista e antifascista “Não ao racismo – concentração pacífica contra o racismo”, no Porto, 6 de junho de 2020. A manifestação é organizada pela Frente Unitária Antifascista (FUA) e Plataforma Antifascista Lisboa e Vale do Tejo (PALVT), junta-se ao protesto marcado “Resgatar o Futuro, Não o Lucro”. Foto: Fernando Veludo/Lusa
Via Telmo Azevedo Fernandes, Blasfémias, 6-6-2020

Relacionados:

4 comentários:

  1. No que ser antifascista é pior do que ser anticomunista?
    Ambos os regimes são execrávéis , e com amargas experiências no passado.
    Só não pode ser antidemocrata, e exagerar nos métodos ao defender sua simpatia ( ou antipatia) por fascistas ou comunistas.
    Ou não?

    ResponderExcluir
  2. A Policia é a nossa segurança. Devemos acarinhá-los e facilitar-lhes a vida cumprindo as regras. O policia que nao cumpre com as suas obrigaçoes deve ser afastado da profissao.
    Este tipo de cartazes deve ser banido e quem o defende precisa de ajuda "forçada"

    ResponderExcluir
  3. Acabo de receber anonimamente um comentário afirmando que a primeira foto “Polícia bom é polícia morto” seria falsa. Embora eu não dê a mínima bola para o anonimato, achei por bem, zelando pela credibilidade da nossa revista, fazer uma checagem na internet. Eis alguns dos links que remetem para a (triste) foto em questão:

    https://www.facebook.com/corpodeintervencaodapsp/posts/1626070927547124

    https://diariodistrito.pt/imagem-esta-a-indignar-forcas-de-seguranca/

    https://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/violencia-11596311

    https://seteestrelo.blogs.sapo.pt/policia-bom-e-policia-morto-87476

    https://twitter.com/azevedoalves

    https://twitter.com/fjviegas

    https://twitter.com/nunomotasoares

    https://www.jm-madeira.pt/nacional/ver/95177/Sindicato_de_policias_vai_apresentar_queixa_devido_a_mensagens_que_incentivam_ao_odio

    https://diariodistrito.pt/sinapol-vai-denunciar-ao-ministerio-publico-cartazes-contra-policias/

    https://diariodistrito.pt/movimento-zero-repudia-discriminacao-aos-policias/

    ResponderExcluir
  4. A PSP identificou o manifestante de cartaz "Polícia bom é polícia morto"

    PSP refere que algumas pessoas que participaram na manifestação de sábado, no Porto, exibiram cartazes com inscrições "passíveis de se constituírem como ilícitos criminais".

    A PSP identificou o portador de um cartaz de incentivo à violência contra polícias na manifestação contra o racismo de sábado no Porto e apresentou queixa ao Ministério Público, revelou hoje aquela polícia.

    Em comunicado, a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública refere que algumas pessoas que participaram na manifestação de sábado, na avenida dos Aliados, no Porto, exibiram cartazes com inscrições de incentivo à violência contra polícias, sendo "passíveis de se constituírem como ilícitos criminais".

    A PSP frisa que, durante a manifestação, não procedeu à identificação e detenção dos suspeitos da prática desse ato por considerar "que essa intervenção poderia ser incorretamente interpretada e, consequentemente, potenciadora da ocorrência de indesejáveis desordens num evento que se pretendia pacífico".

    A PSP avança que, após a visualização das imagens que circularam nas redes sociais e de outras diligências desenvolvidas por esta polícia, foi possível identificar um dos suspeitos e é expectável que outras identificações sejam entretanto apuradas.

    Esta força de segurança indica que os factos foram hoje comunicados ao Ministério Público da Comarca do Porto.

    "A PSP exercerá o direito de queixa relativamente aos ilícitos criminais que dela necessitem", precisa.

    No comunicado, a PSP salienta que "repudia qualquer tipo de extremismo e discriminação, independentemente de terem por base questões rácicas, políticas, profissão religiosa, nacionalidade, de orientação sexual, desempenho profissional ou outras".

    A Polícia refere ainda que "repudia qualquer apelo à violência ou uso de violência, independentemente dos seus autores, por não serem admissíveis num Estado de direito".

    Também a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) já anunciou que ia hoje apresentar uma queixa no Ministério Público contra manifestantes que exibiram no sábado mensagens que "promovem ou incentivam ao ódio" contra a polícia.

    Segundo a ASPP/PSP, a queixa, por crime de "incitação ao ódio", será apresentada no Ministério Público contra "todos aqueles que exibiram através de cartazes ou de qualquer outra forma, durante as manifestações, mensagens que promovem ou incentivam ao ódio contra os profissionais da polícia".

    Um dos cartazes em causa referia: "Polícia bom é polícia morto".´

    Milhares de pessoas saíram no sábado às ruas de Lisboa, Porto e Coimbra contra o racismo e a violência policial, replicando protestos realizados noutros países na sequência da morte do afro-americano George Floyd, em maio, asfixiado por um polícia nos Estados Unidos.
    Agência Lusa/Público, 8-6-2020, 17h09

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-