quarta-feira, 14 de abril de 2021

[Foco no fosso] SUBJUGAÇÃO – parte 6 – consumo direcionado

Haroldo Barboza

De posse da poderosa arma chamada “propaganda exaustiva”, os consumidores domesticados são levados a adquirir produtos e serviços apesar de na maior parte das vezes não atenderem às expectativas dos compradores. Nos países onde a defesa do consumidor está na 5ª escala de prioridades, dá para imaginar o que nos empurram pela goela abaixo.

Rotineiramente os produtos (mais de 80%) comestíveis (e medicamentos) industrializados apresentam as seguintes falhas:

a) peso 5% abaixo do indicado nas embalagens; mais 5% que perdemos nas embalagens tipo tubo, que agora não enrolam mais para espremermos até o final;

b) data de validade camuflada para que após dois minutos de busca o consumidor desista de procurá-la e leve na “confiança”. Meu projeto para resolver este problema foi encaminhado a trinta parlamentares de Brasília em 2005. Está engavetado até hoje;

c) forma de armazenamento e de exposição nas gôndolas, muitas vezes inadequadas nos mercados;

d) produtos de padarias, com embalagem local, muitas vezes recebem validade “adicional” com nova etiqueta;

e) informações sobre o SAC algumas vezes menores que as datas de validade. E quem se arrisca a telefonar, perde oito minutos ouvindo opções para: pedir novo produto, trocar endereço, fazer elogio (?), pedir 2ª via de fatura, blá-blá-blá.  Quando chega na opção de falar com atendente, é informado que devido à demanda o tempo de espera médio é de nove minutos. Quem resiste?

Quanto a serviços e produtos não comestíveis, observamos:

a) Os produtos “duros” (geladeiras, aspiradores, bicicletas e assemelhados), são entregues com “manuais” obscuros para que o cliente monte a peça de forma inadequada, ou seja, obrigado a contratar “especialista” para a próxima semana, cobrando quase metade do valor do produto comprado;

b) peças destes equipamentos, a parte de metal vem sendo trocada por plástico quase duro: deformam, racham, quebram; e para trocá-las, precisamos de um técnico que possui a chave certa para o parafuso embutido OU adquirir um “kit” de R$ 300,00 por causa de uma mola que nem custa R$ 10,00 no ferro-velho.

Adequadamente, as normas de “proteção” ao consumidor possuem “atalhos” para a empresa faltosa limpar seu nome. Desde a troca do produto (mas teremos de enfrentar burocracias que nos forçam a ficar no “preju”), até advertências e multas ridículas. A CEDAE sofre penalidade pela água contaminada que entrega aos pagantes das faturas?

E assim, através da propaganda que jura que você estará no paraíso se comprar o trambolho ou se tornará “demodé” se não o adquirir, os encalhes vão sendo despejados em nossos lares e largados no lixão após um ano ou dois de uso. Ou até que um modelo “mais” moderno surja.  

A seguir: SUBJUGAÇÃO – parte 7 – falências controladas

Título e Texto: Haroldo Barboza, 14-4-2021

Anteriores: 
SUBJUGAÇÃO – parte 5 – mentes controladas (II) 
SUBJUGAÇÃO – parte 4 – mentes controladas (I) 
Informática x Poetrix 
SUBJUGAÇÃO – parte 3 – loteamento das nações 
SUBJUGAÇÃO – parte 2 – classes subalternas 
SUBJUGAÇÃO - parte 1 - mentores 
Quem aceitaria? 
Câmera não enxerga covid 
A quarta onda está chegando 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-