quinta-feira, 8 de setembro de 2022

[Daqui e Dali] Como se fundou o convento do "Bom Pastor", e o que fez a Irmã Maria por ele

Humberto Pinho da Silva

Falar da Irmã Maria [foto], na cidade do Porto, parece-me descabido, já que é sobejamente conhecida, assim como a notável obra realizada pelas Irmãs do Bom Pastor, que se dedicam, como se sabe, à reeducação de raparigas.

Sua Santidade, o Papa Paulo VI, analisando escrupulosamente a vida de Maria Droste, reconheceu-lhe a santidade, considerando-a Bem-Aventurada, a 1 de novembro de 1975.

Falemos, agora, da Casa do Bom Pastor e como a criaram na cidade do Porto:

Foi fundada por iniciativa de Dona Jerónima do Valle, e de seu capelão, Padre Luís Rua, em 1882, com cinco Irmãs, que vieram de Angers.

Instalou-se em 1883, na Rua do Vale Formoso, numa casa de campo, que ali existia. Recorreu-se a hipoteca, ficando a casa em nome do Padre Rua.

De início progrediu rapidamente, mas, devido à má administração, endividou-se, de modo a perigar a existência.

Perante o descalabro, a 17 de maio de 1894, resolveram enviar, de Lisboa, a Irmã Maria, nobre e culta jovenzinha, que se destacou pela virtude e capacidade de liderança.

Mandaram-na de Caminho de Ferro para a Capital de Portugal. Em Medina (local onde o Príncipe da “Grã-Ventura” perdeu os caixotes) conheceu, por mero acaso, a mãe do velho Conde de Campo Belo, que lhe fez companhia até Lisboa.

Na Capital portuguesa auxiliava a Superiora e aprendia também o português.

Decorrido meses, tomou posse como Superiora do Convento do Porto, mas facilmente verificou que a casa estava quase em ruínas.

Realizou, então, benfeitorias: fundou escola para as educandas aprenderem a ler (só em 1894, em Portugal, o ensino primário foi obrigatório); criou a Clausura para as Irmãs; e melhorou as instalações, para que a casa se tornasse num verdadeiro Convento.

Nesse tempo, no final do séc. XIX, o povo influenciado por sociedades secretas, era inclinado ao anticlericalismo. O rapazio maltratava as Irmãs, apelidando-as de "bruxas" e "Jesuítas". Os insultos eram constantes, nem podiam abrir as janelas que davam para a rua!

A situação econômica da Casa tornou-se insuportável. O Convento carecia de obras urgentes para funcionar dignamente.

No final de 1895, a Irmã Maria, pensou vendê-lo, mas seria, por certo, o fim do "Bom Pastor". Para onde iriam as infelizes raparigas? Abandoná-las? Preferia morrer, pensava a Madre Superiora.

Conhecedora da aflitiva situação, a Casa-Mãe de Angers, envia o Abade Schober, na intenção de resolver, com a Irmã Maria, a desmedida carência.

Assentaram que a Casa de Angers e os pais da Irmã Maria, suportariam as despesas necessárias. Para melhor esclarecimento, a Superiora e o Abade Schober deslocaram-se a Angers.

A pedido da Irmã Maria, no regresso a Portugal, D. Teotónio Ribeiro Vieira de Castro ficou como seu guia espiritual.

Nas numerosas cartas que lhe escreveu, foi explicando-lhe o meio como Jesus lhe falava: "Nunca contemplei alguma coisa com os olhos ou ouvidos; tudo decorre num íntimo, como se uma voz falasse e a escutasse no coração."

Várias foram as revelações que Jesus lhe comunicou nesses enternecedores diálogos, entre eles: que o guia espiritual viria a ser bispo, mas só depois da sua morte.

Desejava a Irmã Maria, bastante enferma e com dores lancinantes, erguer capela ao sagrado Coração de Jesus, mas faleceu antes de a concretizar. Todavia as Irmãs concluíram a igreja, em 1910, ano em que foram expulsas, e o Convento transformado em quartel, destruindo a igreja.

Só em junho de 1978, as Irmãs conseguiram levantar a igreja, no Convento de Ermesinde.

Correram muitos anos após a morte da beata Maria Droste do Divino Coração de Jesus, até que em novembro de 1944 abriram o caixão e verificaram que o corpo estava intacto. Os pés e as mãos tinham aspecto normal, apenas o rosto, estando perfeito, apresentava-se escuro.

Oito anos depois, foi noticiado que Isabel dos Santos, que sofria de grave peritonite de origem tuberculosa, na noite de 6 para 7 de dezembro de 1952, ficou totalmente curada. Milagre verificado por três médicos e pessoal de enfermagem.

Era o primeiro milagre atribuído à intervenção da Irmã Maria Droste. 

BIBLIOGRAFIA: 

“Maria do Divino Coração Droste Zu Vischering” – Bierbaum - Apostolado da Imprensa -1966.

“Irmã Maria” Edição da Casa Provincial das Irmãs do Bom Pastor “, 1965

“mais nobre pela caridade" – A.  Ricciardi, 1977

“Autobiografia da Beata Maria do Divino Coração” – Congregação de N.ª S.ª da Caridade do Bom Pastor, Lisboa, 1993

Título e Texto: Humberto Pinho da Silva, agosto de 2022

Anteriores:
O intelectual tem de ser solitário? 
Um caso de telepatia 
A crítica e os críticos 
Santiago e Fátima 
Quando se coloca " trancas" à porta... 
Vamos comparar preços 
Atribulada viagem: Aveiro - Porto 
Falemos de "cotas" 
Os malefícios da novela 
[Daqui e Dali] A velhice de um padre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-