terça-feira, 7 de março de 2023

Depois de reação da Jovem Pan, Sleeping Giants pede ajuda a Moraes

Polícia Civil de São Paulo abriu investigação contra grupo extremista, em cruzada contra a rádio que virou TV

Cristyan Costa

Depois de a Jovem Pan reagir aos ataques do Sleeping Giants, em cruzada contra a emissora, o grupo extremista apelou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada. Isso porque a rádio que virou TV acionou a Justiça contra o ajuntamento, por “difamação”.

Após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Sleeping Giants iniciou uma campanha de desmonetização da Jovem Pan, intimidando anunciantes da empresa. Conforme o mais recente levantamento, mais de 50 desfizeram a parceria com a companhia de mídia, em virtude da pressão.

Em 3 de janeiro, a pedido da Jovem Pan, a Polícia Civil de São Paulo abriu uma investigação para descobrir os responsáveis e os financiadores do Sleeping Giants. Dessa forma, busca-se identificar e punir os responsáveis pela campanha difamatória, iniciada em dezembro contra a emissora.

Por causa da reação da Jovem Pan, o Sleeping Giants pediu a Moraes para tomar a frente do caso e incluir a empresa no inquérito das fake news. Assim sendo, a Jovem Pan passaria de vítima a algoz. “Diante da investigação em trâmite neste STF, de relatoria de Vossa Excelência, contra os jornalistas vinculados à Jovem Pan, como também a investigação em trâmite direcionada aos financiadores e aos propagadores dos atos terroristas e discurso de ódio, vê-se a conexão entre os fatos”, argumentou o Sleeping Giants.

Jovem Pan e escritório do Sleeping Giants em São Paulo

O jornal Gazeta do Povo informou que, em janeiro, policiais visitaram o endereço registrado do grupo, em São Paulo, para localizar e notificar os responsáveis. Os agentes constataram que o Sleeping Giants aluga um “espaço virtual” na Regus, uma grande empresa de coworking.

Uma funcionária informou que os sócios do Sleeping Giants “nunca estiveram fisicamente presentes, e que tudo funciona através de e-mails, inclusive o contrato de locação entre eles e o envio de documentos pessoais”.

Acrescentou que o contrato de locação foi assinado por Mayara Stelle, que informou um número de celular com prefixo de Minas Gerais, mas sem endereço residencial.

Intimidação

A Jovem Pan não é a única a se tornar alvo dos extremistas. Em julho de 2021, o Sleeping Giants mobilizou cerca de 200 empresas a tomarem medidas contra supostos ataques homofóbicos do apresentador Sikêra Jr., na RedeTV!. A lista de patrocinadores que retiraram a verba do programa incluiu BMW, Ford, Tim, Samsung e Caixa Econômica Federal.

Em novembro de 2020, o movimento de esquerda perseguiu anunciantes do jornal Gazeta do Povopara asfixiar a publicação. Além disso, o Sleeping Giants fez parte de uma campanha na internet pela demissão do jornalista Rodrigo Constantino, colunista da Revista Oeste e da Gazeta.

O método do Sleeping Giants funciona principalmente nas redes sociais. Os administradores do movimento “marcam” o perfil das empresas e pedem que deixem de anunciar no veículo até terem sua demanda atendida. Os anunciantes cedem, ao pensar que podem estar à beira de uma crise de imagem.

Título e Texto: Cristyan Costa, Revista Oeste, 7-3-2024, 7h24

Relacionados: 
“Começou a vingança” 
Censores usam inteligência artificial para atacar podcasts 
Sleeping Giants: sabotagem econômica, chantagem e intimidação 
Sleeping Giants revela quantos anunciantes tirou da Jovem PAN
Fernando Conrado saindo da Jovem PAN 
Lula e a esquerda não suportam a liberdade de expressão e por isso querem censurar a internet 
Quem quer nos escravizar? 
Governo Lula monta liga de inimigos da direita para combater “discurso de ódio” 
Google quer inocular as pessoas contra a desinformação. 
O futuro pertence à Estupidez Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-