sábado, 8 de abril de 2023

Ministério Público denuncia Nikolas Ferreira por ‘transfobia’

Órgão pede a suspensão dos direitos políticos, a perda do mandato, além de indenização civil da sociedade por dano moral coletivo

Redação Oeste

O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) denunciou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) [foto] por “transfobia”, crime que não existe em lei, mas é equiparado ao racismo por entendimento do Supremo Tribunal Federal. O motivo é um vídeo em que uma trans usa o banheiro feminino do Colégio Santa Maria, em Belo Horizonte (MG).

O órgão estadual pede a suspensão dos direitos políticos, a perda do mandato e que o parlamentar seja condenado à indenização civil da sociedade por dano moral coletivo. No documento, o Ministério Público diz que, depois da divulgação do vídeo, a jovem recebeu ameaças de agressão por outros alunos da instituição caso ela voltasse a usar o banheiro feminino.

O pedido de investigação partiu do MP-MG depois de que a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol-MG) e a vereadora Iza Lourença (Psol-MG) protocolaram uma representação no Ministério Público.

Os promotores que solicitaram a investigação concluíram que o deputado agiu de forma discriminatória para desqualificar a vítima. Desta forma, os advogados pediram que a Justiça o condene por crime de transfobia. Agora, o deputado tem 10 dias para apresentar sua defesa ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

“Desse modo, não há dúvida de que o discurso transfóbico se aproxima mais de um ataque do que de uma participação num debate de opiniões“, define o trecho da decisão.

Em sua rede social, Nikolas Ferreira afirma que a denúncia de transfobia aconteceu por protestar contra um homem que usou o banheiro feminino onde sua irmã de 15 anos estava.  

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 7-4-2023, 21h25

Relacionado: 
Vereadora é acusada de transfobia depois de dizer que ‘Deus fez homem e mulher’

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-