domingo, 7 de junho de 2020

No Brasil, Movimento Antifa é franquia do PCdoB

Curso do Movimento Antifa é realizado por Escola Castro Alves, entidade ligada à União da Juventude Socialista, braço jovem do PCdoB

Wilson Lima

Em meio às manifestações supostamente “antifascistas”, um braço político do PCdoB vem aproveitando esse clima de mobilização coletiva para promover cursos com um viés claramente ideológico e impor a sua visão de mundo sobre o tema.

Confusão no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, domingo, 31 de maio de 2020. Foto: Fábio Ventura/Estadão Conteúdo

O partido, por meio da União da Juventude Socialista (UJS), financia a Escola de Formação Política Castro Alves, que oferece um curso gratuito a candidatos a militante antifa. Com duração de seis dias, “Entenda o fascismo para ser antifascista” tem aulas online sobre temas como “Lições de antirracismo para ser antifascista” e “Bolsonarismo e neofascismo”.

Por trás do nome fantasia da escola, está o CNPJ da UJS, entidade de formação juvenil do PCdoB. Em sua edição 11, a Revista Oeste dá detalhes de como entidades de esquerda estão se articulando em prol dos movimentos antifascismo no Brasil.

CNPJ
Um outro detalhe sobre esse curso do Movimento Antifa é que o CNPJ da UJS está em nome de Carina Vitral Costa. Ela foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) entre os anos de 2015 e 2017 e filiada ao PCdoB. Além disso, Carina foi candidata a deputada estadual por São Paulo em 2018. Teve 33 mil votos. Ela é a primeira suplente do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A ligação desse tipo de curso de formação com partidos políticos ratifica suspeitas de órgãos de inteligência do governo federal sobre a real motivação dos protestos antifas no País. Além disso, a Polícia Federal (PF) também já abriu inquérito para apurar supostas ligações de partidos com esse tipo de mobilização.
Título e Texto: Wilson Lima, revista Oeste, 7-6-2020, 10h49

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-