terça-feira, 14 de setembro de 2021

[Estórias da Aviação] Os quadros do Grosman (parte I)

José Manuel

Esta semana, fazendo uma grande faxina no apartamento, em determinado momento me deparei com uma cena insólita lá pelo ano de 1975, ou seja, o que estava vendo na parede em frente a mim e próxima tarefa. Fui arremessado por essa imagem em um Túnel do tempo de 46 anos passados.

Comecei a rir admirando aqueles quadros e me lembrando de quando fiz meu primeiro voo para Roma.

Nosso Comandante era o Grosman, um senhor comandante e mais judeu estereotipado impossível, mas muito boa gente.

No dia seguinte à nossa chegada ao hotel Metropole no Termine, estava no lobby, acho, e depois de tomar o café da manhã, quando o Grosman passou me pegando pelo braço dizendo, vem comigo!!

Onde Capitão, aonde vamos?  - Vou te mostrar a feira de Porta Portesi, respondeu ele.

Logo em seguida na via Cavour, pegamos um ônibus e lá fomos nós, com ele contando as maravilhas de antiguidades que iríamos ver em uma das melhores feiras populares na Europa.

Em dado momento eu, copetinho de primeira hora perguntei - Capitão, nós não tínhamos que ter comprado a passagem?

A resposta foi imediata, como tudo nele era: “Aqui em Roma ninguém paga passagem, fica quieto!!”

Tudo bem, quem era eu para retrucar um 4 faixas e antigão na nossa Varig e que já voava desde a Real Aerovias?

Chegando à feira, fiquei deslumbrado com o que via, pois sempre fui um apreciador dessas velharias e grudado sempre nele pois afinal não saberia nem voltar ao hotel

Em dado momento paramos em uma barraca que além de outras coisas tinha um conjunto de 4 quadros encaixilhados e oitavados com a representação das 4 estações. Podem ser encontrados pintados sem vidros ou guache com os vidros protetores, o que era o caso daqueles.

Fiquei hipnotizado pela beleza, e perguntei ao vendedor quanto era. No momento em que ia dar o dinheiro, o Grosman como um furacão que sempre foi, pulou na minha frente pegou os quadros que já estavam na bolsa plástica, pagou e eu...

Bem eu fiquei sem eles e pela segunda vez com um ponto de interrogação no rosto sem graça e engolindo em seco, mas numa boa com o meu Comandante e isso era o mais importante, pois afinal havia conhecido aquela feira famosa através dele, sem esperar.... e sem pagar nada!

Na volta para o hotel nem perguntei, mas viajamos outra vez... de graça!!!

Pulando mais uma vez no tempo, quatro anos depois, por volta de 1979, fiz um outro voo com o mesmo Comandante para Nova Iorque quando... bem esta história é bem tragicômica e será contada na parte II.

Dez anos se passaram, daquele voo de Roma e em 1985 num dos voos à cidade do Porto, conheci através de uma prima, um importador atacadista que só vendia para comerciantes, mas com apresentação especial lá fomos nós, eu e a Irene, às compras. Havia coisas belíssimas e voilá... o que estava exposto? Os quadros do Grosman!

Nem precisava escrever que a minha próxima tarefa e retornando a 2021, foi limpar delicadamente os quadros do Grosman, hoje deliciosamente pendurados em minha sala, mas com muita história para contar.

Não tenho a menor ideia onde anda o nosso Capitão, mas se ainda estiver entre nós vai se deliciar com estas memórias.

Caso não mais esteja, nós sempre nos lembraremos de suas histórias.

Títul, Imagem e Texto: José Manuel - Varig para sempre. Setembro 2021

Anteriores: 
Confira (e anote) o dia da sua coluna preferida 
Passageiros rebeldes 
Voo Solo - Jacarepaguá - RJ
Retidos no aeroporto
Sem regulamentação 
O cafezinho 
Água Mineral no Serviço de Bordo 
O início da Varig e o pensamento de Ruben Berta
[Estórias da Aviação] O mau elemento
O meu primeiro voo
Pousos com peso de decolagem
Aviadores

Um comentário:

  1. “Estória” é uma adaptação do “story”, que se diferencia do “history”, usada por muitos brasileiros. Seu uso não é correto em português, como apontam linguistas e gramáticos.
    Dito isto, quando recebi em 3 de outubro de 2013 a primeira contribuição para a coluna, vinda do seu iniciador, o ex-comissário de voo, Alberto José, com o título “Estórias da Aviação” – não sei se proposital ou erro involuntário – logo me amarrei na... transgressão. Pois julguei “estórias” mais apropriado à leveza e ao humor que, com certeza, viriam nas próximas contribuições.
    E já lá vão sete anos!
    Agora enriquecida com as contribuições de outro ex-comissário de voo da Pioneira, José Manuel.
    Muito obrigado e boas leituras!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-