segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Conselho Nacional de Saúde é dirigido por petista sem formação na área

Fernando Zasso Pigatto foi 'assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul'

Artur Piva

Fernando Zasso Pigatto [foto] preside o Conselho Nacional de Saúde (CNS), instituição vinculada ao Ministério da Saúde (MS). Sua formação, entretanto, não está diretamente relacionada à área. Com diploma de gestão ambiental, ele foi eleito para o cargo em 2018, e ingressou no órgão em 2014 — durante o governo Dilma. Pigatto é filiado ao PT desde 1986 e tentou ser eleito prefeito de Rosário do Sul (RS) pelo partido, em 2016.

Oeste realizou um levantamento e encontrou apenas três dos oito nomes da mesa diretora do CNS na lista de médicos do Conselho Federal de Medicina. São eles: André Luiz de Oliveira, ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Jurandi Frutuoso Silva, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde; e Neilton Araújo de Oliveira, do MS.

O currículo de presidente do CNS

Fernando Zasso Pigatto ocupou o cargo de chefe de gabinete de Valdeci Oliveira (PT-RS), prefeito de Santa Maria (RS), entre 2001 e 2005, e teve o emprego de “assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”.

No site do CNS, consta que Pigatto “iniciou sua atuação social” em grupos da Pastoral da Juventude e Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica em 1980. Na década seguinte, ele “assumiu a direção em entidades do movimento estudantil secundarista e universitário e em Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar” e, “nos anos 2000, foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Primavera e secretário-geral da União de Vilas e Bairros de Rosário do Sul [RS]”.

Título e Texto: Artur Piva, revista OESTE, 20-9-2021, 15h

Relacionado: 
Saiba quem é o presidente do CNS eleito para a gestão 2018-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-