sexta-feira, 7 de abril de 2023

Lula cancela privatização dos Correios e de outras seis estatais

Estatal foi o epicentro do mensalão no primeiro governo do PT

O governo Lula cancelou a privatização dos Correios e de outras seis Estatais. Publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira 6, um decreto assinado pelo presidente da República retirou a lista de empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND).

Durante o primeiro governo de Lula (2003-2006), os Correios foram palco de escândalos. As denúncias de corrupção na estatal deram origem à CPMI dos Correios.

As investigações revelaram o Mensalão. Na época, considerado o maior esquema de corrupção da história. Apenas o Petrolão superou o feito — que também teve origem nos governos do PT e envolviam o desvio de dinheiro de estatais. Entre as empresas saqueadas, a Petrobras.

Outras estatais

Com o despacho de ontem, o governo Lula também cancelou a privatização da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF), do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Além disso, o texto derrubou a qualificação de três empresas públicas. São elas: Companhia Nacional de Abastecimento, Pré-Sal Petróleo e Telebras.

Privatização dos Correios

Proposto pelo governo Bolsonaro, o projeto de lei para permitir a privatização dos Correios foi aprovado pela Câmara em agosto de 2021. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a previsão era que o Congresso daria o aval para a medida no primeiro semestre de 2022. Contudo, o texto ficou parado no Senado.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 7-4-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-