segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Revista Oeste: A eleição do novo presidente do Brasil está entre os destaques desta edição

Branca Nunes

Valeu a pena o empenho de boa parte dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, da imprensa velha, do jornalismo militante, dos artistas/intelectuais de manifesto. Graças a uma vantagem inferior a 2 pontos porcentuais, Lula entrará no gabinete hoje ocupado por Jair Bolsonaro em 1º de janeiro de 2023. 

O esforço para eleger o único político considerado de esquerda que não sofre de raquitismo eleitoral produziu as mais improváveis parcerias. Uma delas: Guilherme Boulos, acusado de vadiagem por Henrique Meirelles, está de mãos dadas com Henrique Meirelles, acusado por Boulos de “explorador do povo brasileiro”. Outros namoros atraíram para o palanque de Lula os banqueiros do Plano Real, classificado pelo PT como uma “pura tapeação”, ou José Sarney, considerado por Lula em 1988 “o maior ladrão do Brasil”. 

As cerejas do bolo foram o vice Geraldo Alckmin (que em 2018 garantiu que Lula queria mais um mandato para voltar à cena do crime) e Fernando Henrique Cardoso, responsabilizado por deixar-lhe no colo uma “herança maldita” que nunca existiu. Há poucos anos, FHC achava que o PT quebrou o Brasil.

Essa babilônia brasileira pariu o terceiro mandato do homem que assombrou o país por 42 anos, oito dos quais na Presidência e mais cinco com o codinome Dilma Rousseff. Como avisa o artigo de Ubiratan Jorge Iorio, um esclarecedor regresso ao passado recente o que podemos esperar é, por exemplo, “a volta dos bancos públicos como fomentadores de projetos escolhidos politicamente Nunes para beneficiar setores de empresários amigos”. 

Iorio também prevê “tentativas de reverter privatizações; fortalecimento dos sindicatos, com a marcha à ré da reforma trabalhista feita no governo Temer; tentativa de ingerência na autonomia do Banco Central; explosão de gastos públicos; BNDES colocado para financiar projetos em países amigos; recuos nos marcos regulatórios de diversos setores; ideologia de gênero e muito mais”.

Será inevitável o esforço para a restauração da política externa da canalhice, em benefício a países governados por ditadores ou tiranetes como o nicaraguense Daniel Ortega, o venezuelano Nicolás Maduro, da Venezuela, e a argentina Cristina Kirchner. “Lula, pelo que ele próprio vem dizendo aos gritos e há meses, é contra tudo o que foi posto em prática por este governo e deu certo”, explica J.R. Guzzo, no artigo de capa desta edição. “Volta a vigorar, agora, o Brasil da senzala, com os donos do ‘Estado’ no papel de senhores de engenho e com a população escalada de novo para trabalhar, pagar imposto e sustentar a casa-grande”.

Numa disputa tumultuada do começo ao fim pelo sistema STF-TSE, pouco mais que a metade do eleitorado decidiu devolver Lula ao governo federal. Será o primeiro presidente brasileiro eleito depois de ter sido condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O Brasil precisará de muita sorte para que o PT não repita nos próximos quatro anos o que fez nas duas primeiras décadas do século. Em qualquer hipótese Oeste continuará na luta pela defesa incondicional do liberalismo econômico e das liberdades democráticas. 

Boa leitura.

Branca Nunes, Diretora de Redação, Revista Oeste, 31-10-2022

Um comentário:

  1. Alguém conhece ou já viu a cara do Diabo??!!
    Aparecido Raimundo de Souza.
    de Campinas, São Paulo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-