terça-feira, 5 de janeiro de 2021

[Diário de uma caminhada] O Leal Conselheiro de André Ventura (3)


Gabriel Mithá Ribeiro

«(…) uma lição destes tempos é que, assim como as más ideias, as más ideologias, as más instituições e uma falsa representação do mundo – a oitocentista – criaram a situação de decadência, a sua superação só pode resultar de uma alternativa de mundivisão.

(…) entre a conspiração e o eleitoralismo, propõe-se, estrategicamente, uma “terceira via” (que não é, necessariamente, uma solução intermédia entre as primeiras), a alternativa ou revolução cultural.

Esta parte de um pensamento ou de uma experiência, de um projeto e de uma ação. Os dois pontos vulneráveis do sistema são a cultura – nenhum grupo ou força, além dos marxistas ortodoxos, apresentou ainda uma mundivisão coerente em filosofia e praxis, limitando-se todos a soluções eleitoralistas de curto alcance; e a juventude, que cada vez mais se mostra indiferente ou relapsa à linguagem e ao estilo da classe política.

(…) Nas circunstâncias, a congregação de esforços vai atuar numa posição que, pela sua própria natureza, exige uma frente ampla de capacidades e competências, desde que aceite um mínimo ético valorativo e consciente da profunda necessidade de um novo estilo e uma nova política.

A partir daqui os modos de ação assentam essencialmente na coordenação dos focos e pontos de irradiação do combate cultural e da imaginação criadora ao serviço de um projeto nacional (…). O importante é que o pensamento português, regressando às grandes linhas e ideais comunitários, atue como consciência crítica e orientadora das soluções e projetos necessários à Nação.

Esta tarefa e a mobilização para ela, em termos de adesão lúcida e generosa dos jovens a quem, mau grado as nossas justificações ou até sacrifícios pessoais, deixamos uma Pátria reduzida, humilhada e em risco de desaparecimento, uma Pátria que é deles e eles sentem, é e deve ser o objetivo prioritário da nossa geração.»

Jaime Nogueira Pinto, A direita e as direitas, Lisboa, Bertrand Editora, 1995/2018, pp.236-237.

Título: Gabriel Mithá Ribeiro, Vice-Presidente do CHEGA!, 5-1-2021

Anteriores: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-