quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

[Língua Portuguesa] Estratégia e Tática: qual a diferença?

5 comentários:

  1. Abrir mão de seus direitos só facilita o trabalho de quem lhe cobra deveres.

    ResponderExcluir
  2. No Houaiss:
    ESTRATÉGIA
    arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais implicadas na condução de um conflito ou na preparação da defesa de uma nação ou comunidade de nações;
    parte da arte militar que trata das operações e movimentos de um exército, até chegar, em condições vantajosas, à presença do inimigo;
    arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos;
    ardil engenhoso; estratagema, subterfúgio

    TÁTICA
    parte da arte da guerra que trata de como proceder durante um combate ou batalha;
    arte de dispor e manobrar as tropas no campo de batalha para conseguir o máximo de eficácia durante um combate;
    método ou habilidade para sair-se bem em empreendimentos, disputas, situações de vida etc.

    ResponderExcluir
  3. Já dá para sacar a diferença entre as duas palavras.

    ResponderExcluir
  4. Um estrategista chinês (Sun Tzu) disse uma certa vez que “ (…) todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia (…)”. Tzu é famoso não apenas pela frase, mas por ser autor de um dos livros mais conhecidos do mundo que aborda os conceitos, A Arte da Guerra.
    Para entender a diferença entre estratégia e tática precisamos, primeiro, entender o conceito de estratégia. A palavra foi usada pela primeira vez na Grécia e dizia respeito a arte do general, que conduzia suas tropas pelo caminho da vitória.
    Já tática, que também é grega, nada mais é do que a arte de manobrar as tropas no campo de batalha, fazendo dessa maneira com que se tenha mais eficácia durante o combate.
    Afinal, qual a diferença entre estratégia e tática?
    Para resumir, estratégia emite a ideia das ações futuras realizadas por você ou seu time com uma intenção, que pode ser vender mais, conquistar mais clientes, aumentar sua presença nas redes sociais, entre outros.
    Por isso, ao definir a sua estratégia você mostra não apenas a posição administrativa na qual se encontra, mas também qual o melhor caminho para que consiga conquistar o que tanto procura. Para os negócios é o que chamamos de planejamento estratégico.
    Já a tática é uma parte importante da implementação da sua estratégia, já que é uma habilidade na qual você consegue conduzir da melhor maneira possível seu negócio ou time, para que a estratégia seja alcançada.
    Erico Rocha

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-