quarta-feira, 4 de agosto de 2021

[Língua Portuguesa] Ortoépia, o que é?


Anteriores: 

Academia Brasileira de Letras lança nova edição online do Volp 
Estada vs Estadia 
Radical x Intransigente: qual a diferença?
Viajar na maionese: significado e origem da expressão 
Como se chama esta fruta? 
‘Ter de’ ou ‘Ter que’?

2 comentários:

  1. No Houaiss:
    n substantivo feminino
    Rubrica: gramática.
    1 estudo tradicional e normativo que determina os caracteres fônicos, considerados cultos e relevantes, e a boa pronúncia
    1.1 m.q. prosódia('acentuação'; 'pronúncia')
    2 Derivação: por extensão de sentido.
    a correção em sentido geral, contrapondo-se à variabilidade linguística (esp. variantes livres de natureza regional, social etc.)
    3 Derivação: por extensão de sentido.
    m.q. ortofonia ('correção dos traços fonológicos')

    ResponderExcluir
  2. A ortoepia é o ramo da Linguística que estuda os fonemas e sua correta pronúncia, assim como a entoação e o ritmo exato das palavras.
    Você sabe o que é ortoepia?
    A ortoepia, ou ortoépia, faz parte dos estudos da Fonologia, ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. A palavra ortoepia é oriunda da palavra grega ortoepos (orto = correto e epos = palavra), sendo assim, ortoepia é o estudo da correta pronúncia das palavras. A ortoepia é responsável por fazer uma análise precisa dos fonemas, oferecendo aos falantes do idioma seu estudo fonético.
    A ortoepia ocupa-se não só da correta pronúncia dos fonemas, mas também do ritmo e entoação das palavras. Para que a comunicação aconteça de maneira satisfatória, alguns elementos devem ser levados em consideração, como a pronúncia nítida de vogais e grupos vocálicos, evitando assim a omissão ou alteração dos fonemas de determinadas palavras, respeito ao timbre das vogais tônicas, bem como a pronúncia correta das consoantes.
    Quando as palavras não são pronunciadas de acordo com as regras da ortoepia, cometemos o que a gramática normativa denomina de cacoépia. Já a correção da sílaba tônica recebe o nome de prosódia, também um elemento estudado pela Fonologia. Os erros de ortoepia, ou seja, a cacoépia, são recorrentes na linguagem coloquial e podem acontecer por desconhecimento do falante sobre a norma culta. Muitas vezes, esse descuido na modalidade oral pode contaminar a escrita, o que não é conveniente.
    Um bom exercício para treinar a ortoepia das palavras é dizê-las em voz alta e pausadamente, pois quando pronunciamos as palavras de maneira cautelosa, percebemos seus grafemas e fonemas. Além disso, sempre que houver dúvida em relação à correta pronúncia das palavras, consulte bons dicionários, pois esses oferecem não só o significado do verbete, mas também a transcrição fonética das palavras.
    PEREZ, Luana Castro Alves. "O que é ortoepia?"; Brasil Escola.
    Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-ortoepia.htm

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-