quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Bairro da Saúde entra na lista dos mais legais do mundo

Bairro carioca da região central ocupou a 25ª posição no ranking anual divulgado pela revista Time Out. É um dos lugares mais históricos do Rio, no coração do Porto Maravilha.

Larissa Ventura

O Rio de Janeiro passou a fazer parte do ranking anual divulgado pela revista Time Out, dos bairros mais legais do mundo. O bairro da Saúde, da região central da Cidade Maravilhosa, apareceu na lista, na 25ª posição. A Saúde, localizada entre o Centro e a Gamboa, é um bairro que até mesmo os cariocas exploram pouco, e é o coração do Porto Maravilha.

O levantamento foi realizado através de uma pesquisa com 27.000 moradores de cidades de todo o mundo, junto às opiniões dos editores da revista e especialistas das cidades. A Time Out é uma revista cosmopolita que está presente nas principais metrópoles mundiais, tendo uma edição dedicada a cada uma das metrópoles em que está presente. Ela tem sede em Londres e Nova Iorque.

A única participação brasileira na lista inteira é com o bairro carioca da Saúde. O primeiro lugar da lista é com Norrebro, em Copenhagen (Dinamarca). Em segundo lugar está Andersonville em Chicago (EUA) e Jongno 3-ga em Seul (Coreia do Sul) em terceiro.

O texto da revista destaca que “ao norte do centro da cidade, as ruas de paralelepípedos e becos da Saúde oferecem uma pausa longe do centro frenético do Rio. Os visitantes irão descobrir charmosos bares antigos, bela arquitetura portuguesa e locais fascinantes como a Pedra do Sal, cuja história mescla escravidão, herança africana e samba”. Realmente, caminhar pelas ruelas da Saúde é uma maneira de voltar no tempo.

A revista acrescenta ainda que a área portuária revitalizada abriga “a arquitetura semelhante a um OVNI do Museu do Amanhã, o (MAR) e enormes murais de arte de rua ao longo do Boulevard Olímpico“.

O bucólico largo de São Francisco da Prainha, na Saúde. (Reproduções da Internet)

A Saúde tem ótimos restaurantes, como o Gracioso e a Casa Porto, e recantos incríveis como o Morro da Conceição, com suas construções históricas, e o Largo de São Francisco da Prainha, além de ter ganho estações do VLT e um sem-número de equipamentos culturais nos últimos anos.

Título e Texto: Larissa Ventura, Diário do Rio, 6-10-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-