quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Cataratas do Iguaçu têm vazão recorde e parte dos mirantes é fechada

Passarelas próximas às quedas também estão interditadas

Giovanna Palaoro

A vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, bateu novo recorde e chegou a 13,7 milhões de litros por segundo. O fluxo considerado normal é de 1,5 milhões de litros de água por segundo, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), empresa que faz o monitoramento da vazão.

Segundo a companhia, a tendência é de que a vazão aumente ainda mais devido às fortes chuvas no estado, especialmente nas regiões oeste e sudoeste do Paraná.

Esta é considerada a segunda maior vazão das quedas desde o início da medição feita pela Copel. Em 2014, foram mais de 47 milhões de litros por segundo.

Devido ao grande volume de água, as passarelas e mirantes próximos às quedas foram interditados do lado brasileiro e também do lado argentino. Os visitantes poderão fazer os passeios, mas sem acessar as passarelas mais próximas às quedas.

Conforme a Copel, o grande volume de chuvas ao longo da Bacia do Rio Iguaçu, que nasce em Curitiba e segue pelo estado no sentido leste-oeste, é um dos fatores que ajudam a entender o grande fluxo.

Além disso, a Copel afirmou que os reservatórios das seis usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Iguaçu estão com armazenamento de água próximo da capacidade máxima.

Título e Texto: Giovanna Palaoro; Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela – Agência Brasil, 13-10-2022, 11h10

Um comentário:

  1. ATENÇÃO: SUS (SISTEMA UNICO DE SUICIDAS) PROCURA MÉDICO OFTALMOLÓGISTA PARA DAR INÍCIO EM UM PROCEDIMENTO CONSIDERADO URGENTE. OPERAR A DONA FOZ DO IGUAÇU, PARA QUE AS CATARATAS DELA NÃO SE ALASTREM E ACABEM DEIXANDO COMPLETAMENTE CEGAS AS MIRANTES FERRADAS, PERDÃO, AS MIRANTES FECHADAS. A GALERA DA COPEL ESTÁ A PONTO DE FECHAR AS PORTAS. AO QUE TUDO INDICA A COPEL, É DE CAPEL BARATO.
    Aparecido Raimundo de Souza, de Belo Horizonte, nas Minas Gerais.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-