quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Pilotos e comissários de voo entram em greve na próxima segunda-feira

Patricia Lima

Pilotos e comissários de voo das companhias aéreas nacionais decidiram em assembleia realizada, nesta quarta-feira (24), entrar em greve por tempo indeterminado em todo o território nacional. Os profissionais pedem um aumento de 15% nos salários.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa funcionários de Gol, Latam, Azul, ITA, Voepass e Latam Cargo, informou que as empresas ofereceram apenas 3% de aumento. O que para eles representa uma “intransigência das companhias aéreas nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho”.

O SNA destacou que, em respeito aos usuários do sistema de transporte aéreo, apenas 50% dos tripulantes suspenderão as suas atividades por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço.

A assembleia realizada nesta quarta-feira (24) contou com a participação de cerca de 700 funcionários de companhias aéreas, segundo o presidente do SNA, o comandante Ondino Dutra. A categoria reivindica reajuste salarial para a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos. O sindicato patronal, além de apresentar uma proposta muito aquém de recompor as perdas salariais, não garantiu a manutenção das cláusulas atuais da convenção em caso de um novo acordo não ter sido fechado até a data-base (1º de dezembro).

Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Aeronautas ressaltou que, “desde o início da pandemia a categoria nunca parou de trabalhar, tendo enfrentado graves riscos de contaminação por covid-19, e deu sua contribuição no combate à doença transportando vacinas, insumos e equipamentos. Além disso, pilotos e comissários deram colaboração importante para a recuperação das empresas aéreas ao aceitar, de maneira correta, reduções salariais e remuneratórias que perduram até hoje”.

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 25-11-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos/não publicamos comentários anônimos.

Se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-