quarta-feira, 5 de outubro de 2022

[Língua Portuguesa] A todos ou à todos

Flávia Neves 

forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada.

Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

Exemplos com a todos

·         Agradecemos a todos pela ajuda.

·         Desejamos a todos um bom fim de semana.

·         Pedimos a todos que se retirem.

·         Boa noite a todos!

·         Obrigada a todos!

A dúvida entre o uso ou não do acento indicador de crase ocorre frequentemente com verbos cuja regência é feita com a preposição a, indicando a quem algo se refere, como agradecer a, pedir a, dedicar a.

Por que não há crase nesta expressão?

Na língua portuguesa, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à. 

No caso da locução a todos não ocorre crase porque, embora se utilize a preposição a, não ocorre contração, dado não haver um artigo definido com o qual contrair. Primeiramente porque seria errado usar o artigo definido feminino a antes de uma palavra masculina e plural. Em segundo lugar e mais importante, porque não se utilizam artigos definidos antes de pronomes indefinidos e a palavra todos é um pronome indefinido.

Como não se utilizam artigos definidos antes de pronomes indefinidos, mesmo que o pronome seja feminino e singular, não ocorre crase visto não haver a presença do artigo definido a para contrair com a preposição a.

·         Desejamos a toda gente um bom fim de semana.

·         Pedimos a todas que se retirem.

·         Boa noite a toda gente!

·         Obrigada a todas!

Quer aprender bem rápido e com dicas divertidas? Assista ao vídeo!

Título e Texto: Flávia Neves, Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia. Dúvidas de Português.

Colunas anteriores: 
Coco ou côco 
8 pleonasmos que você tem de parar de dizer 
Nada a ver ou nada haver 
Diferença entre sarcasmo e ironia 
20 palavras que muita gente fala errado 
Consertar ou concertar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-