domingo, 9 de outubro de 2022

Sem justificativa, Instagram suspende perfil de jornal conservador

Veículo informou que o ato da big tech ocorreu no momento em que a página publicou uma entrevista com o presidente Bolsonaro

Cristyan Costa

O Instagram suspendeu a página do jornal conservador Brasil Sem Medo (BSM). Sem justificativas, a big tech suspendeu o perfil do veículo na noite do sábado 8.

Em nota, o BSM informou que o ato ocorreu quando o jornal publicou uma entrevista com o presidente Jair Bolsonaro, durante o Círio de Nazaré.

“A rede social não mencionou nenhuma justificativa para o bloqueio, que afetou apenas a página do Instagram”, comunicou o BSM, em seu site. O jornal conservador comunicou que está procurando entender o que houve com a página.

Em entrevista à Revista Oeste, Luiz Augusto D’Urso, advogado e especialista em cibercrimes e direito digital pelo Ibmec-SP, defende que haja um equilíbrio entre o que as big techs podem tirar do ar. “Quando o conteúdo for objetivo, a exemplo de postagens envolvendo racismo e pedofilia, a plataforma pode derrubá-lo sem pedir permissão, mas, quando se trata de algo subjetivo, como comentários sobre política, o usuário tem de ser informado, para poder se justificar e tentar impedir que seja censurado”, disse. “As empresas de tecnologia precisam se limitar à exclusão daquilo que realmente é necessário em vez de se debruçar sobre publicações relacionadas a opinião”, salientou, ao mencionar que a Constituição assegura o direito à liberdade de expressão.

Título e Texto: Cristyan Costa, Revista Oeste, 9-10-2022, 11h30

Relacionados: 
O jornalismo sob censura 
Revista Oeste é alvo de censura do PT (e mais dezenas de jornalistas, revistas, políticos e cidadãos comuns)
Quem está mentindo?
O gol contra de Moraes
Ditadura em construção
Revista Oeste, edição nº 133, 7 de outubro de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-