quinta-feira, 12 de julho de 2012

Flash mob em Sabadell

Álvaro Pedreira de Cerqueira
Flash mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando ao final, tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.

Ludwig Van Beethoven.
 Retrato feito por Joseph Karl Stieler em 1820
A cena é na praça San Roc, às 18h00 de 19 de maio, neste ano de 2012, em Sabadell, cidade espanhola a cerca de 15km ao norte de Barcelona. Um contrabaixista da orquestra local, em plena praça, vestindo solene casaca, posiciona o seu instrumento no chão e começa, solitário, a tocar notas que logo se definem como do quarto e último movimento da Nona Sinfonia de Beethoven, a sinfonia "coral" com vozes, única na história, cuja letra é o poema 'Ode à Alegria', do poeta alemão Friedrich Schiller. Ao qual Beethoven acrescentou estrofes de sua autoria. Uma das mais belas obras do compositor e quiçá de toda a história da música, composta quando ele já estava quase completamente surdo e estreada em 7 de março de 1824, três anos antes de sua morte.
Chega uma violoncelista e começa a tocar a parte de seu instrumento. A praça começa a se encher de gente e os demais músicos da orquestra local vão saindo do edifício, ao que parece do conservatório da cidade, chegando com seus instrumentos e tocam as respectivas partes da sinfonia. Os quatro solistas vocais, tenor, soprano, baixo e barítono se incorporam e membros masculinos e femininos do coro vão chegando e cantam, completando a bela performance, sendo regidos pelo maestro, todos comumente vestidos, salvo o contrabaixista, de casaca. Para alegria e entusiasmo dos habitantes da cidade, que agora enchem a praça San Roc de Sabadell. Nem parece que a Espanha está em aguda crise econômica.
"Não há cultura sem cultura musical" lema da velha, extinta e saudosa SCAB - Sociedade de Cultura Artística da Bahia, em Salvador, anos 40 a 60 do século passado.
Texto: Álvaro Pedreira de Cerqueira, 12-7-2012
Edição: JP
 
On the 130th anniversary of the founding of Banco Sabadell we wanted to pay homage to our city by means of the campaign "Som Sabadell" (We are Sabadell). This is the flashmob that we arranged as a final culmination with the participation of 100 people from the Vallès Symphony Orchestra, the Lieder, Amics de l'Òpera and Coral Belles Arts choirs.

En el 130º aniversario de la creación de Banco Sabadell hemos querido rendir un homenaje a nuestra ciudad con la campaña "Som Sabadell". Esta es la flashmob que realizamos como colofón final con la participación de más de 100 personas de la Orquestra Simfònica del Vallès y los coros Lieder y Amics de l'Òpera y la Coral Belles Arts.

BancSabadell

Um comentário:

  1. Um país cujos governantes investem bilhões na construção de campos de futebol que ficarão vazios depois da copa só demonstra o quanto a demência pode ocupar espaços nas mentes e cotrações humanos.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-