quinta-feira, 7 de julho de 2022

A guerra de sanções falhou

Para Richard Black, coronel reformado dos EUA, as restrições impostas pelo Ocidente à Rússia em razão da invasão da Ucrânia fracassaram

Desde o início da guerra na Ucrânia, o Ocidente impôs sanções à Rússia, a fim de estrangular a economia do governo de Vladimir Putin. Ainda em março, no começo do conflito, o presidente dos EUA, Joe Biden, impôs uma proibição imediata do petróleo russo e de outras importações de energia, em retaliação.

No mesmo mês, os países da União Europeia também aprovaram pacotes de sanções econômicas contra a Rússia, na tentativa de encerrar a invasão da Ucrânia — foram realizados bloqueios contra investimentos no setor de energia, exportações de bens de luxo e importações de produtos siderúrgicos.

No entanto, apesar dos esforços para sufocar o sistema empresarial e financeiro russo, algo deu errado. Para o coronel reformado Richard Black, ex-chefe da Divisão de Direito Penal do Exército dos EUA no Pentágono, “qualquer um que espera que os russos quebrem com a perda da Gucci ou de hambúrgueres Big Mac não entende a psique russa”.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais, ele aponta uma série de previsões que não se confirmaram. “O governo Biden jurou que o rublo russo seria reduzido a pó. Eles se gabavam de destruir a economia russa e inspirar uma revolução. Eles criariam tais dificuldades, que a Rússia se revoltaria e derrubaria seu presidente. Mas, hoje, o rublo é mais forte do que antes da guerra.”

Em outro trecho, o coronel critica a política do presidente norte-americano, Joe Biden: “Ditar políticas de sanções a nações soberanas está diminuindo o respeito do mundo pelos Estados Unidos”.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 6-7-2022, 20h25

Relacionados:
[L’édito de Valérie Toranian] Le sacrifice des Kurdes pour la « résurrection » de l’OTAN
Lucien Cerise – Ukraine : la guerre hybride de l’OTAN
Dá uma olhada na foto…
Em guerra, Rússia promete manter comércio de fertilizantes com Brasil
[Atualidade em xeque] O Aerus, a Aprus e a Ucrânia
Ucrânia confisca bens do principal partido de oposição do país
[Atualidade em xeque] Glória à Ucrânia
Le retour du rideau de fer
Ukraine/Russie : Zelensky à Davos – JT du lundi 23...
[Atualidade em xeque] De genocídio a vergonhas diplomáticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-