Ministro da Saúde faria pronunciamento em cadeia nacional
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impediu o Ministério da Saúde de transmitir na cadeia e na TV uma campanha para incentivar a vacinação de crianças contra a poliomielite. O pronunciamento do ministro Marcelo Queiroga seria veiculado na sexta-feira 7, para alertar os pais sobre a doença.
![]() |
Foto: Antonio Augusto/ Secom/TSE |
A Secretaria de Comunicação
Social solicitou a autorização para transmitir a peça em 30 de setembro.
Contudo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de
Moraes [foto], negou o pedido.
Na decisão, o ministro disse
que, embora o pronunciamento seja educativo sobre a importância da vacinação,
não há gravidade e urgência para justificar a aparição de Queiroga em cadeia
nacional durante as eleições. Pela lei, a autorização prévia do TSE é
necessária durante o período eleitoral.
“De fato, mesmo que a divulgação de dados e alertas assuma inegável importância para a adequada conscientização e, consequentemente, aumento da cobertura vacinal, mostra-se plenamente viável que a população tenha acesso a tais informações por outros meios, razão pela qual, no caso, não se revela imprescindível que, para atingir a mesma finalidade pretendida, o titular da pasta se pronuncie na rede nacional de rádio e TV, sob pena de violação ao princípio da impessoalidade, tendo em vista a indevida personificação, no período eleitoral, de ações relacionadas à administração pública”, argumentou Moraes.
Queiroga comentou a decisão
depois de participar de um seminário sobre o futuro da indústria farmacêutica
no Brasil, na quarta-feira 5.
“Nós fizemos a nossa parte,
mas o presidente do TSE entendeu que feria preceitos constitucionais de
impessoalidade”, disse Queiroga. “Os poderes são autônomos, devem ser
harmônicos e todos nós temos de nos curvar à legislação.”
O ministro disse que a pasta
vai atingir a meta de vacinar 95% das crianças menores de 5 anos contra a
poliomielite. Atualmente, segundo a pasta, a cobertura vacinal está em torno de
60%. Ao todo, 14,3 milhões de crianças devem receber a dose.
Título e Texto: Redação,
Revista
Oeste, 6-10-2022, 8h
FOTO LEGENDADA DO MI"SI"NISTRO ALEGORIAXANDRE DE TORRAIS (ACIMA).
ResponderExcluir- Se alguém desobedecer a minha determinação, imediatamente mandarei prender o ministro da saúde na cadeia nacional, em cadeia nacional. Na mesma canetada, o governo, a vacina e, de roldão, a "poliomielete". A prioridade agora é veicularmos a inviolabilidade das urnas. As urnas são sérias, não mentem, não fazem fofocas, não ficam de conversinhas fiadas pelos corredores. Se a galera insistir em me contrariar, pegarei esse microfone que está aqui na minha frente e enfiarei na goela do primeiro que achar que tenho cara de homem mau. E parem de me chamar de cabeça de ovo. Eu sou o Mi"SI"nistro.
Aparecido Raimundo de Souza
da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
.