domingo, 13 de novembro de 2022

[Discos pedidos] O dia que Antônio Marcos e Vanusa ficaram em primeiro lugar nas músicas mais tocadas do outro lado da América do Sul!

Antônio Marcos, nasceu em 8 de novembro de 1945. Se ainda estivesse por aqui, estaria completando 77 anos. Segue uma história pitoresca de um momento na memória que guardo com carinho.

No final de 1975 a música Torneró com Santo Califórnia estava nas paradas de sucesso de todo o mundo. Nessa época, meu pai foi trabalhar no Equador e fomos morar em Guayaquil. Uma versão da música em espanhol começou a tocar com muito sucesso nas rádios. Um dia o DJ toca uma versão em português. Não sabíamos quem era o cantor, apesar de minha mãe cravar Antônio Marcos e Vanusa. Não era comum ouvirmos o bom português do Brasil por lá. Queria gravar a música, mas ela teria de tocar de novo. Naquela tarde com a ajuda de alguns amigos e amigas, alguns brasileiros, ligamos para a rádio Espetáculo muitas vezes para pedir a música Volveré em português.

Tinha um programa as 18h que tocava as mais pedidas. No horário estava a postos com o dedo no REC com a esperança de gravar aquela versão. As músicas iam tocando e a apreensão aumentava. Próximo de nós, alguns amigos que ligaram para rádio apareceram. Tocou o quarto lugar, terceiro … o segundo era a versão em espanhol da música: Volveré! Ali liberei o REC. Pelo menos teria um momento para lembrar.

Veio a chamada, e finalmente o primeiro lugar. Para a Felicidade geral da pequena colônia Tupiniquim, estava lá a versão brasileira da música: “Volte Amor” com Antônio Marcos e Vanusa! Guardei a fitinha cassete com a gravação daquela tarde, por muito tempo. E esta versão acabou entrando na programação da rádio.

Nos anos 2000, tive curiosidade de checar quem cantava a canção em português e não achava a música. Aqui na página alguém num comentário deu a dica.

Na minha memória o nome da música era Voltarei. O correto é Volte, Amor. Aquela brincadeira e desejo daquela tarde, ficou para sempre gravado em minhas lembranças.

O dia que Antônio Marcos e Vanusa chegaram ao primeiro lugar das mais pedidas na rádio Espetáculo do outro lado da América do Sul.

Texto: Heróis da Televisão, Facebook, 8-11-2022


Anteriores: 

Il Silenzio 
Ricky Nelson 
Les plus belles chansons Françaises 
Gilbert Bécaud 
Frank Alamo 
Juan Diego Flórez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-