quinta-feira, 3 de março de 2022

Avião da FAB vai decolar na segunda-feira para resgatar brasileiros

Previsão é que a aeronave volte ao Brasil na quinta-feira

Afonso Marangoni

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quinta-feira, 3, que o governo brasileiro vai enviar um avião para resgatar  brasileiros que estão fugindo da Ucrânia em decorrência da invasão russa ao país.

A previsão é que a aeronave KC-390 Millennium decole na segunda-feira, 7, de Brasília. Do Brasil, o veículo irá carregado com mais de 11 toneladas de material de ajuda humanitária.

A FAB explicou que a ação foi tomada “por determinação da Presidência da República e sob coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores”.

O espaço aéreo ucraniano segue fechado e, por isso, não é possível que a aeronave brasileira possa ir diretamente ao país para resgatar os cidadãos brasileiros.

O destino será Varsóvia, na Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Itamaraty. Serão realizadas paradas técnicas em Recife, Cabo Verde e Lisboa. A chegada ao Brasil está prevista para quinta-feira, 10.

Segundo o último balanço do Itamaraty, divulgado na terça-feira 1º, ao menos 100 brasileiros já deixaram a Ucrânia desde o início da guerra e havia pelo menos 80 brasileiros registrados aguardando para serem retirados do país.

Antes do conflito, a comunidade brasileira em cidades ucranianas era estimada em aproximadamente 500 pessoas.

Alguns brasileiros querem ficar na Ucrânia

O coordenador da força-tarefa de resgate e repatriação do Itamaraty na guerra da Ucrânia, ministro Unaldo Eugênio Vieira de Sousa, afirmou hoje em entrevista à rádio CBN que 13 brasileiros disseram que não querem ser repatriados.

Entre os que optaram por permanecer na Ucrânia está o padre Lucas Perozzi Jorge, de 36 anos. Ele está no país desde 2004. A paróquia em que o religioso trabalha, em Kiev, tornou-se um refúgio para quem busca proteção contra a guerra.

“Eu sempre tive a certeza de ficar aqui. Já me falaram para voltar, mas aqui é o meu lugar, o lugar que eu escolhi para compartilhar, seja na alegria ou na guerra”, contou ao portal G1.

Título e Texto: Afonso Marangoni, revista Oeste, 3-3-2022, 16h10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-