quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O provocador de tumultos

Alexandre de Moraes se mete em questões que legalmente não lhe dizem respeito ou, simplesmente, violam a Constituição e o restante das leis em vigor no país

J. R. Guzzo

É cada vez mais difícil, hoje, o ministro Alexandre de Moraes aparecer no noticiário sem que esteja provocando algum tumulto, ou se metendo em questões que legalmente não lhe dizem respeito ou, simplesmente, violando a Constituição e o restante das leis em vigor no país. Seu último surto é a “convocação” de todos os comandantes das PMs estaduais para o seu gabinete em Brasília, com o propósito oficial de fazer “um balanço” de suas ações na última eleição, que acabaram há vinte dias, e discutir “as próximas”, que só vão acontecer daqui a dois anos. Trata-se de pura e simples produção artificial, e deliberada, de confusão.

Em primeiro lugar, não cabe a um ministro do STF, em nenhuma hipótese legal, chamar as PMs do Brasil inteiro para tratar de assuntos operacionais; não faz parte de suas funções, nem de seus direitos como membro da Corte Suprema. Além disso, é uma encenação flagrante: não pode sair disso nenhuma decisão que venha a beneficiar os cidadãos, nem melhorar a sua segurança, mas apenas tensão inútil, animosidade e desordem.

O que o ministro e o STF estão realmente querendo que as PMs façam? Um dos projetos atuais de Moraes, pelo que ele tem dito em público, é proibir as repetidas manifestações populares que vêm sendo feitas diante de quartéis do Exército — e que ele já excomungou como “atos “antidemocráticos”, além de potencialmente “criminosos”.

O ministro não quer, ao que parece, nem a presença de gente “nas calçadas” próximas às guarnições. Mas e se as pessoas continuarem a se reunir nos quartéis e suas vizinhanças — o que ele vai fazer? A lei não lhe permite chamar a polícia para dissolver manifestações públicas, e muito menos manifestações perfeitamente lícitas. Mas os textos legais, até agora, nunca foram obstáculo para Moraes e o STF fazer o que bem entendem; ele pode, se lhe der na telha, mandar que sejam evacuadas as áreas próximas a instalações militares. O problema é como executar isso na prática.

Comandantes de quartéis diante dos quais se fazem os protestos já afirmaram, com todas as letras, que não vão tirar os manifestantes de onde estiverem; houve, a propósito, discursos de chefes militares dizendo que a população tinha o direito legal de se manifestar pacificamente onde quer que fosse, inclusive na frente das casernas.

E então? O ministro Moraes vai mandar a tropa de choque das PMs enfrentar a tropa do Exército para tirar as pessoas de lá? Vão jogar gás lacrimogêneo e espancar a população na frente dos militares? Vão abrir fogo, talvez? É algo que ele deveria esclarecer nesta sua reunião com os comandantes das PMs. Para executar o que decidiu, Moraes tem de dar ordens para a força policial reprimir os manifestantes, e isso, além de ilegal, é complicado de se fazer.

E se as PMs não obedecerem a essas ordens? Um comandante já disse que não viu nenhum delito nas manifestações em sua área de atuação, e que não iria fazer nada a respeito. Outros dois nem foram à reunião que o ministro convocou.

O mais simples, para o STF, seria não se meter nessa história; bastaria não tocar mais no assunto e deixar quieto, esperando que as pessoas se cansem com o tempo e parem, por conta própria, de se manifestar diante dos quartéis. O problema é que este tipo de atitude não gera conflito, tensão ou desordem, e nem serve como exibição de força por parte do ministro Moraes e de seus colegas. Não é, em geral, o que tem interessado ao Supremo.

Título e Texto: J. R. Guzzo, O Estado de S. Paulo, via Revista Oeste, 23-11-2022, 18h08

Relacionados: 
Mourão cobra transparência do TSE 
Moraes nega pedido do PL e condena partido a pagar multa de R$ 22 mi 
Três comandantes das PMs ignoram reunião com Moraes 
Catarse coletiva 
Bolsonaro recorre ao TSE. Mas não quero alimentar falsas esperanças 
A gota que faltava para levar o povo às ruas 
Como nos tempos do AI-5, as instituições brasileiras pararam de funcionar 
Equipe de Transição...

5 comentários:

  1. Cá entre nós. Ka Ssab (escrito assim mesmo) Ssab que esse suposto barramento vai de encontro aos princípios da CPI. Entenda CPI como Cavalos Pastando "não" Interferem.
    Aparecido Raimundo de Souza
    da Lagoa, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. FOTO LEGENDADA, ACIMA DO MI"SI"BRISTO ALECONDE DE BORRAES.
    CRISTO, PENSANDO COM SEUS BOTÕES:
    - Assim que esse desgraçado cruzar a porta, juro que pularei com tudo no pescoço dele. Pai, pelo amor de Deus, não me desampare!
    Aparecido Raimundo de Souza
    da Lagoa, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Imaginem o nome do texto acima visto por outro prisma: "O Provocador de Túmulos"
    Aparecido Raimundo de Souza, da Lagoa, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-