sábado, 17 de dezembro de 2022

Quatro a caminho dos “quartos”

Toni Martínez, Galeno, Wendell e Taremi marcaram os golos da vitória frente ao Vizela (4-0)


Na última jornada do grupo A da Taça da Liga, o FC Porto venceu por números convincentes (4-0) o Vizela e carimbou a passagem aos quartos de final da Taça da Liga. Segue-se o Gil Vicente (quarta-feira, 21 de dezembro, 20h15) na caminhada numa prova que é para conquistar.

Os portistas não poderiam ter pedido melhor início de jogo na terceira ronda da Taça da Liga. Ainda o relógio apenas tinha contado 45 segundos e Toni Martínez já celebrava o golo inaugural dos Dragões no jogo e o mais rápido de sempre do clube na prova. Buntic recebeu mal a bola e o avançado murciano, sempre muito capaz na pressão e à espera da oportunidade para satisfazer a sua veia goleadora, captou-a e encostou para o fundo das redes.

Se muitos pensavam que seria o início de um jogo tranquilo para os portistas, a reação do Vizela surpreendeu. A equipa orientada por Tulipa privilegiou as saídas rápidas de forma a aproveitar a projeção ofensiva dos Dragões e criou sobressalto junto da baliza defendida por Cláudio Ramos. Também os azuis e brancos podiam ter dobrado a vantagem em várias ocasiões, mas pecou a definição do último passe em alguns casos ou, como ao minuto 40 quando Marcano surgia isolado ao segundo poste para finalizar de cabeça, surgiram defesas a impedir mais um momento de alegria no Estádio do Dragão. Ao intervalo, subsistia a vantagem mínima no placar (1-0).

No regresso dos balneários, o FC Porto voltou de baterias carregadas, entraram Otávio, Taremi e Evanilson e tardaram apenas três minutos para os orientados de Sérgio Conceição construírem uma nova jogada de golo. Grujic recebeu no setor intermédio, desmarcou Galeno na profundidade e o extremo atirou com categoria ao segundo poste (48m). Wendell não ficou atrás do compatriota e, dez minutos depois, num livre estudado, fuzilou as redes minhotas (3-0).

Com os três verdadeiros reforços que entraram ao intervalo, a capacidade criativa dos portistas aumentou consideravelmente e o quarto golo da noite não tardou a surgir: Otávio recebeu à entrada da área e picou para Evanilson, que foi derrubado do “retângulo que importa”, como referiu Sérgio Conceição na antevisão ao embate. Da marca dos onze metros, Mehdi Taremi – tal como recentemente havia mostrado no Mundial ao serviço do Irão – não perdoou e voltou a festejar de azul e branco.

Até final, houve ainda tempo para o regresso aos relvados de Gabriel Veron, pouco menos de dois meses depois de ter somado minutos frente ao Club Brugge. Com quatro golos sem resposta, o FC Porto garantiu presença nos quartos de final da Taça da Liga, em que irá defrontar o Gil Vicente, vencedor do grupo E. O jogo está marcado para as 20h15 de quarta-feira (21 de dezembro) no Estádio do Dragão.

FC Porto, 16-12-2022, 22h33

Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-