domingo, 5 de julho de 2015

Corte Interamericana News - Voluntariado e proativismo

José Manuel
"O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre, espontânea e organizada, na solução dos problemas que afetam uma ou mais comunidades dentro da sociedade em geral"

"A proatividade é a capacidade de ir além de um pensamento ou ideias normais, que envolve também a prospecção de cenários onde o objetivo é criar soluções, antes que os problemas realmente se tornem realidade"

Como é do conhecimento de todos, o nosso país não é exatamente pródigo nestes dois casos descritos acima, pois isso é coisa que se aprende na escola básica, preparando cidadãos para a vida toda, e eu parcamente vi isso nos meus tempos escolares, nem correta educação sexual, nem educação fundamental ao trânsito de veículos e pedestres, nem como exercer cidadania, enfim, ensinamentos básicos de uma sociedade na formação de um cidadão.

Não é o que deveria acontecer e talvez por isto tenhamos chegado a um ponto muito triste em nossa história como sociedade organizada, em todos esses aspectos, principalmente cidadania, quando vemos uma total falta de cuidado para com o próximo, principalmente se ele for da chamada terceira idade.

Apesar de tudo o que está aí para ser visto e sentido hoje em dia, por estarmos já no entardecer da vida, nós, do Aerus, estamos dando um exemplo e quebrando o paradigma vigente em nossa sociedade e, por isso mesmo, será daqui para a frente um exemplo a ser seguido pela nossa juventude.

O passo que os participantes do Aerus estão dando em direção à Corte Interamericana, se voluntariando, se apresentando espontaneamente a uma atitude a ser tomada em defesa de seus direitos e repúdio ao descaso governamental é simplesmente o renascer de um horizonte perdido.

Esperamos nove anos, mas talvez tenha valido a pena este amadurecimento para que entendêssemos que não devemos esperar por nada ou ninguém. Para entendermos de uma vez que temos que estar na frente ao desenrolar das situações que se nos apresentam e que é necessário também que se tome uma atitude mais proativa, porque nada cai do céu, muito menos aqui, neste país, onde só chove na horta dos políticos.

E é isso que estamos fazendo agora, nos colocando de uma vez à frente de um problema que, pelo tempo passado, acabou se configurando em uma violação de direitos humanos básicos em uma sociedade.

Muitos de nós estão trabalhando proativamente, no sentido de levar este sonho a um desfecho que certamente nos será favorável. E o resultado é a lista parcial todos os dias publicada, dos que têm se voluntariado para tal.
Estes, merecem os parabéns da sociedade pela atitude cidadã.

Àqueles que ainda sentem dúvidas ou se sentem confortáveis com o que está sendo feito apenas aqui no Brasil, sugerimos que reflitam no que nos fizeram ao longo de nove anos e que ainda não tem previsão para acabar.

Aqui, é claro, por que lá fora nós sabemos o que vai acontecer.
Título e Texto: José Manuel - Neste momento 237 participantes inscritos, 5-7-2015

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-