terça-feira, 12 de janeiro de 2021

50,38%: é a eficácia da CoronaVac, diz governo de São Paulo

Atraso na divulgação de informações contribuiu para acentuar incertezas em torno do produto chinês

João Doria, Governador de São Paulo, foto: Divulgação/Governo de S. Paulo

A eficácia da CoronaVac do Instituto Butantan é de 50,38%. Sim, é isso mesmo e a informação, guardada no cofre desde dezembro, agora é oficial, segundo o governo do Estado de São Paulo. O número é um pouco acima de 50%, limite exigido para ser aprovado pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O dado foi apresentado nesta terça-feira, 12, durante coletiva de imprensa oficial sem a presença do governador João Doria (PSDB).

Para relembrar o leitor dos últimos acontecimentos envolvendo o imunizante chinês, na quarta-feira, 7, o governo de São Paulo e o Instituto Butantan divulgaram dados parciais sobre o estudo de fase 3 da CoronaVac: 78% de prevenção de casos leves (que necessitam de algum auxílio médico), mas a eficácia, que engloba também aqueles que não precisaram de assistência, mas que foram infectados, não foi divulgada.

A falta de transparência na publicação completa dos dados chamou a atenção de especialistas, que questionaram os números apresentados. Quando a Anvisa cobrou mais dados do Butantan para analisar o pedido de uso emergencial da vacina feito no último dia 8, foi acusada de fazer uso político da agência reguladora, já que a vacina chinesa é grande aposta de Doria contra o presidente Jair Bolsonaro.

A notícia de hoje de que a eficácia geral da CoronaVac ficou em 50,38% repercutiu mal. Após três adiamentos para divulgação dos dados, a impressão que dá é que o governo do Estado já sabia da baixa eficácia da vacina e estava represando informações, ou pior, tentando esconder dados. “Uma vacina que não funciona não é culpa nem de quem a desenvolveu nem de quem fez os testes. É uma realidade científica que não vai ser mudada por qualquer discurso político”, escreveu o biólogo Fernando Reinach em sua coluna para o jornal O Estado de S.Paulo. 

Durante a coletiva, especialistas defenderam os resultados de eficácia da CoronaVac, mas o estrago já estava feito. Não adianta buscar explicações científicas quando foi instalada uma verdadeira crise de confiança — o atraso na ampla divulgação de informações e as falhas da equipe de comunicação do governo estadual contribuíram para acentuar incertezas em torno do produto chinês. Na ânsia de assumir a paternidade da primeira vacina a ser aplicada no Brasil, Doria atropelou o rigor científico que tanto propaga, para se afundar em controvérsias que confundiram especialistas e a população. Para piorar, ainda conseguiu abalar a credibilidade do Butantan, uma instituição com 119 anos de tradição em pesquisas científicas e biológicas. O problema não é em si a eficácia de 50,38%, fato que pode ser discutido entre especialistas, mas a volta toda que foi feita para divulgar esse resultado.   

Título e Texto: revista Oeste, 12-1-2021, 18h01

Relacionados:
Rede aciona o STF para CoronaVac ser aprovada em 72 horas
Boa imprensa não é a que mais critica ou elogia, mas aquela que fala a verdade
Na dúvida, a culpa é do presidente Bolsonaro
Em Portugal, religiosas enclausuradas contraíram o coronavírus
Em Manaus, Pazuello fala sobre vacinação contra a covid-19
Fiocruz: distribuição de vacinas pode ser um dia após desembarque 

2 comentários:

  1. Pelo slide onde mostram o número de voluntários em cada grupo e o número dos que se infectaram em cada grupo, a eficácia é de 49,69%. Não sei de onde inventaram esse número de 50,38% que todos estão publicando.

    ResponderExcluir
  2. CONFORME BEM SE ENTENDE NO GRÁFICO POSTADO ACIMA:
    E os 50,38% Esse número é calculado com os 252 casos de pessoas que adoeceram dos dois grupos (o placebo e o vacinado), com qualquer gravidade da doença, na qual a proteção foi de 50,38%. "É um cálculo estatístico no qual se concluiu que temos uma proteção de 50%, ou seja, temos 50,38% menos risco de adoecer e, mesmo que adoeçamos, temos 100% de eficácia para não adoecer gravemente, não precisar internar, não precisar de uma UTI e também não vai morrer".... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/01/12/5038-78-100-o-que-significa-cada-percentual-da-coronavac.htm?cmpid=copiaecola

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-