quinta-feira, 10 de novembro de 2022

IBGE estima maior safra de grãos da história do Brasil

São 25 milhões de toneladas a mais, em comparação a 2022

Artur Piva

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que os agricultores do país colham 288 milhões de toneladas de grãos em 2023. Caso a projeção se confirme, será a maior safra da história do Brasil.

Foto: Gilson Abreu

A estimativa aparece no primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola para a colheita de 2023. O histórico do IBGE tem início em 1975. Os dados sobre a previsão da maior safra da história foram divulgados na quarta-feira 9.

De acordo com o instituto, a produção prevista para o próximo ano representa um crescimento de 25 milhões de toneladas sobre 2022. Desse modo, o aumento ficará próximo de 10%.

Entre os fatores para o bom resultado, o crescimento de quase 20% da safra de soja, carro-chefe do agronegócio brasileiro. Pela estimativa, os agricultores do país produzirão cerca de 140 milhões de toneladas desse grão em 2023.

Conforme as informações do IBGE, o grande impulso para a maior safra de grãos da história vem de ganhos de eficiência. A área plantada no Brasil ficou praticamente estável: cerca de 51 milhões de hectares.

Título e Texto: Artur Piva, Revista Oeste, 10-11-2022, 12h28 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-