segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Comando do Senado: Pacheco não!

Rodrigo Constantino

A eleição para a presidência do Senado esta semana é o mais importante acontecimento político desde a eleição para a presidência da República. Rodrigo Pacheco disputa a reeleição, e para a pacificação do país e o fortalecimento das nossas instituições, seria crucial que ele não vencesse. 

Pacheco tem sido o maior obstáculo para levar ao plenário um dos sessenta pedidos de impeachment de ministros supremos. Nossa Constituição fala em harmonia e independência entre os poderes, e isso está abalado por conta do ativismo judicial hoje. Desobstruir essa pauta é fundamental, portanto. 

Rogério Marinho corre por trás, mas consegue novas adesões a cada dia. O senador responsável pela reforma trabalhista no governo Temer e por várias mudanças importantes como ministro de Bolsonaro é uma pessoa de diálogo, capaz de costurar acordos com seus argumentos. 

Eduardo Girão também lançou seu nome como candidato, mas está claro que apoiaria Marinho num segundo turno. Ambos representam a possibilidade de reforçar a independência do Senado, hoje ameaçada pela postura pusilânime e cúmplice de Pacheco. 

O Brasil precisa fortalecer suas instituições, para depender menos de indivíduos. Mesmo quem considerava Bolsonaro uma ameaça à democracia precisa aceitar que Marinho nunca foi um radical, e que os abusos supremos passaram de todos os limites razoáveis, como aponta até a imprensa global. 

Se o país quer evitar o destino venezuelano, então é importantíssimo que ocorra a troca no comando do Senado. Há quem diga que ministros supremos estariam até tentando interferir na eleição, o que seria abominável se for verdade. 

Rogério Marinho escreveu: "Nós vamos comandar o Congresso Nacional ouvindo a todos, mas principalmente, devolvendo o protagonismo que o Senado perdeu no debate dos grandes temas. Vamos retomar o respeito à inviolabilidade dos mandatos, o respeito à liberdade de expressão e reequilibrar a democracia". É isso! 

Ele acrescentou: "Nossa candidatura é em defesa do estado de direito, das prerrogativas do parlamento e da liberdade de expressão. Estamos com todos aqueles que lutam para evitar o retrocesso e destruição das conquistas econômicas e sociais alcançadas nos últimos anos. Juntos a favor do Brasil!" 

Não se constrói uma democracia sólida sem a independência dos poderes. Pacheco já deu todos os sinais de que não preza por esta independência. Por isso mesmo ele precisa sair. Talvez seja a única chance de colocar algum freio nesse abuso de poder atual.

Título e Texto: Rodrigo Constantino, Gazeta do Povo, 30-1-2023, 12h33

Relacionados: 

3 comentários:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-