terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Em 4 anos, governo Bolsonaro criou 4 milhões de empregos

Mandato foi marcado pela superação de crises globais

Artur Piva

Ao longo dos quatro anos de mandato do presidente Jair Bolsonaro, pouco mais de 4 milhões de vagas de emprego com carteira de trabalho assinada foram criadas no Brasil. O dado aparece em um levantamento realizado por Oeste nas informações divulgadas pelo governo federal nesta terça-feira, 31.

Quando Bolsonaro tomou posse, em janeiro de 2019, o Brasil contava cerca de 38 milhões empregos com carteira de trabalho assinada. Depois de quatro anos marcados por uma gestão de direção liberal, a marca ficou próxima de 43 milhões de vagas formais.

Desse modo, em média, foram criados por volta de 1 milhão de postos por ano. E isso mesmo com os desafios gerados em razão do legado deixado pelos governos petistas, pela pandemia causada pela covid-19 e pela invasão russa da Ucrânia.

Bolsonaro enfrenta anos de crises

No fim do governo Dilma Rousseff, o Brasil registrava retração econômica, ao contrário da onda de crescimento global. O Fundo Monetário Internacional estima que o produto interno brasileiro tenha encolhido quase 4% em 2016, ao mesmo tempo em que a economia mundial expandiu cerca de 3%. Além disso, o país passou por seguidos escândalos de corrupção, que levaram à prisão de dois ex-presidentes.

Em dezembro de 2019, no apagar das luzes do primeiro ano de Bolsonaro na Presidência, surgiu a covid-19. A doença se espalhou pelo mundo nos dois anos seguintes, causando uma crise sanitária global de saúde.

Para enfrentar o problema, medidas sem precedentes foram tomadas em escala mundial e local. Houve a restrição da livre circulação de pessoas e mercadorias, o que freou a economia do planeta, gerando problemas também no Brasil.

O mercado de trabalho brasileiro, por exemplo, caiu para pouco menos de 37 milhões de empregos com carteira assinada. O PIB sofreu um novo revés. Em 2020, a economia local retrocedeu 4%.

No ano de 2022, uma nova crise global. Vladimir Putin, presidente da Rússia, deu início à invasão da Ucrânia. O conflito agravou a apreensão dos investidores e elevou os custos de produção, gerando inflação em todo o planeta.

Retomada

Apesar dos desafios, o governo Bolsonaro terminou com números que confirmam a retomada da economia. Além da criação de empregos, o Brasil encerrou 2022 com crescimento econômico acima do de países como a China, os Estados Unidos e a Alemanha, por exemplo. O país também concluiu o ano com a inflação abaixo da elevação do custo de vida nos países da Zona do Euro e do mercado norte-americano. 

Título e Texto: Artur Piva, Revista Oeste, 31-1-2023, 15h43 

Um comentário:

  1. Grande coisa! Em quatro anos, Mula vai criar 8 milhões de empregos fantasmas. As crises globais, que se fodam.
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Santo Eduardo, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-